Busca avançada
Ano de início
Entree

Efeito da simplificação de vocabulário sobre a compreensão leitora de escolares do 1 e 2 ciclo do ensino fundamental

Processo: 16/23700-6
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de fevereiro de 2017
Vigência (Término): 31 de dezembro de 2017
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Fonoaudiologia
Pesquisador responsável:Clara Regina Brandão de Avila
Beneficiário:Giovanna Lima dos Santos
Instituição-sede: Escola Paulista de Medicina (EPM). Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Campus São Paulo. São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Processamento de texto   Leitura   Compreensão da leitura

Resumo

Objetivo: Investigar a eficácia de manipulação de textos, baseada na simplificação de vocabulário e da legibilidade, sobre o desempenho em compreensão leitora de escolares de 2º a 4º ano do Ensino Fundamental. Método: Estudo de corte transversal, analítico, do tipo caso-controle. Participarão 150 escolares regulamente matriculados no ensino público do segundo ao quarto ano escolar, de ambos os gêneros e que atendam aos critérios de inclusão: (1) Ausência de queixas relacionadas ou de indicadores de alterações sensoriais, distúrbios neurológicos, comportamentais ou cognitivos; (2) Assinatura do Termo de Consentimento Livre e Esclarecido e Termo de Assentimento da Criança. Os participantes serão distribuídos em: Grupo TO (Texto Original) - composto por escolares que serão expostos inicialmente ao texto original (TO - Condição 1) e, a seguir, ao texto com facilitação semântica e de legibilidade (TO - Condição 2); Grupo TS (Texto Simplificado) - composto por escolares que serão expostos inicialmente ao texto simplificado quanto ao vocabulário e legibilidade (TS - Condição 1) e, a seguir, ao texto original (TS - Condição 2). Os recontos serão obtidos por gravação, transcritos e posteriormente avaliados de acordo com as ideias e os enlaces recontados. Será atribuído um ponto para cada informação identificada. Serão computados os totais de ideias e enlaces e será identificado o padrão de reconto. Os dados resultantes serão tabulados e conduzidos para análise estatística. Resultados Esperados: Espera-se que o desempenho do Grupo TS quanto à compreensão leitora seja facilitado. Prevê-se, que o efeito de facilitação se reflita mais sobre as medidas de microestrutura, manifesta pelo maior número de ideias recontadas pelo Grupo TS. Hipotetiza-se que a facilitação do vocabulário promova o acesso apenas ao sentido local da informação, facilitando a decodificação das palavras e o acesso mais pronto a seu sentido, o que produziria efeito sobre a compreensão das proposições lidas e sua manutenção na memória operacional fonológica. (AU)

Mapa da distribuição dos acessos desta página
Para ver o sumário de acessos desta página, clique aqui.