Busca avançada
Ano de início
Entree

Construção de um protocolo para avaliação da compreensão leitora de escolares do ciclo I do ensino fundamental

Processo: 11/11369-0
Linha de fomento:Auxílio à Pesquisa - Regular
Vigência: 01 de novembro de 2011 - 30 de abril de 2014
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Fonoaudiologia
Pesquisador responsável:Clara Regina Brandão de Avila
Beneficiário:Clara Regina Brandão de Avila
Instituição-sede: Escola Paulista de Medicina (EPM). Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Campus São Paulo. São Paulo , SP, Brasil
Pesq. associados:Adriana de Souza Batista Kida ; João Maroco ; Patrícia Silva Lúcio
Assunto(s):Leitura  Compreensão da leitura  Ensino fundamental 

Resumo

No âmbito da Fonoaudiologia, a ASHA (American Speech-Language-Hearing Association) indica princípios para a prática baseada em evidências aplicada aos distúrbios da comunicação humana e aponta para a necessidade do uso de instrumentos padronizados. No Brasil, estudiosos ressaltam a escassez de instrumentos formais e objetivos, disponíveis para avaliação e diagnóstico dos Distúrbios da Comunicação. Dentre os problemas encontrados, salienta-se: a) ausência de estudos com número amostral suficientemente robusto e poder estatístico adequado para gerar inferências sobre o construto; b) métodos inadequados de análise estatística inferencial; c) ausência de comprovação e verificação de modelos teóricos subjacentes ao fenômeno investigado; d) pouca atenção ao poder discriminativo dimensional do item. Objetivo: construir uma bateria de avaliação de compreensão leitora de escolares do Ciclo I do Ensino Fundamental que avalie de forma válida e confiável os seguintes domínios: span de leitura; decodificação de itens isolados; percepção da fala e compreensão de textos narrativos e expositivos. Amostra: 800 crianças, equitativamente distribuídas nos quatro anos escolares, proporcionalmente alocadas nas categorias de ensino (municipal, estadual e particular) por meio de um processo de partilha proporcional entre sete subprefeituras do município de São Paulo. Para a análise de dados, utilizar-se-á a TRI. Serão usados modelos logísticos de dois parâmetros, para itens dicotômicos ou de respostas graduais. Os itens serão analisados quanto ao funcionamento diferencial, função de informação, adequação ao modelo e criação de escores significativos. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
COGO-MOREIRA, HUGO; PLOUBIDIS, GEORGE B.; BRANDAO DE AVILA, CLARA REGINA; MARI, JAIR DE JESUS; VIEIRA PINHEIRO, ANGELA MARIA. EACOL (Scale of Evaluation of Reading Competence by the Teacher): evidence of concurrent and discriminant validity. NEUROPSYCHIATRIC DISEASE AND TREATMENT, v. 8, p. 443-454, 2012. Citações Web of Science: 8.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.