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O dinamismo processual na composição contemporânea

Processo: 13/16809-3
Modalidade de apoio:Bolsas no Exterior - Estágio de Pesquisa - Doutorado
Data de Início da vigência: 10 de novembro de 2013
Data de Término da vigência: 09 de julho de 2014
Área de conhecimento:Linguística, Letras e Artes - Artes - Música
Pesquisador responsável:Silvio Ferraz Mello Filho
Beneficiário:Felipe Merker Castellani
Supervisor: Anne Sedes
Instituição Sede: Instituto de Artes (IA). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Instituição Anfitriã: Université Vincennes Saint-Denis (Paris 8), França  
Vinculado à bolsa:10/20191-7 - O dinamismo processual na composição contemporânea, BP.DR
Assunto(s):Composição musical
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Análise Musical | Composição Musical | Música do século XX | composição musical

Resumo

O presente projeto propõe a realização de um estágio de pesquisa pelo bolsista Felipe Merker Castellani no Centre de recherche Informatique et Création Musicale (CICM) da Universidade Paris 8 / Maison des Sciences de l'Homme Paris Nord, ambos localizados na comuna de Saint-Denis na região norte de Paris. O projeto principal é desenvolvido sob a orientação do Prof. Dr. Silvio Ferraz Mello Filho, junto ao Programa de Pós-Graduação em Música do Instituto de Artes da UNICAMP, na linha de pesquisa 'Música, Linguagem, Sonologia'. O objeto de estudo desta pesquisa são os três paradigmas referentes a criação musical definidos por François Delalande: o paradigma da oralidade, o da escrita e o da eletroacústica. Visamos sobretudo delimitar as inter-relações entre os diferentes meios de produção musical e as particularidades do trabalho composicional que desenvolve-se nos mesmos. Outro ponto central é a extensão de tais relações para outros meios de expressão artística, como o vídeo, a dança e o teatro, como observamos nos recentes trabalhos de Georges Aperghis e Thierry De Mey. Além do eixo teórico analítico, também propomos uma experiência prática composicional, que permitirá a complementação das questões trabalhadas; configurando assim os dois grandes eixos que configuram a presente pesquisa: o da investigação teórica e o da prática artística. (AU)

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