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Fernando de Azevedo, durkheimiano brasileiro?

Processo: 13/12527-3
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de setembro de 2013
Data de Término da vigência: 31 de dezembro de 2014
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Sociologia - Fundamentos da Sociologia
Pesquisador responsável:Ana Paula Belem Hey
Beneficiário:Francesco Andrade Tomei
Instituição Sede: Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Sociologia educacional   Educação no Brasil   Pensamento social   Análise de conteúdo   Análise crítica do discurso   Século XX
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Émile Durkheim | Fernando de Azevedo | Pensamento Social | Sociologia da educação | Sociologia da Educação

Resumo

Fernando de Azevedo, considerado como um dos personagens mais importantes da educação brasileira na primeira metade do século XX, não é suficientemente reconhecido por sua obra sociológica, muito influenciada pelas obras de Émile Durkheim. Com isso, este estudo pretende realizar uma releitura de suas obras para a compreensão e sua devida relação com a época em que a tradição francesa era crescente na sociologia brasileira. Neste sentido, além da leitura de sua obra, seria fundamental tanto qualificar a influência de Durkheim em seus escritos, quanto ver o impacto de suas obras no campo acadêmico da época. A pesquisa se limita às obras sociológicas do período entre 1935 e 1943, devido às semelhanças de temas abordados entre Azevedo e Durkheim, entre eles uma sociologia educacional e a problemática de estudos culturais. Pretendemos desenvolver uma análise crítica e sistemática para compreender os diálogos possíveis entre Princípios de Sociologia (1935) e As regras do método sociológico (1894), Educação e Sociologia (1922) e Sociologia Educacional (1940) e ver como esses princípios teóricos e metodológicos foram aplicados na obra mais famosa de Fernando de Azevedo, A cultura brasileira (1943). Além disso, para uma contextualização da obra e de seu autor analisaremos suas influências e sua recepção no campo acadêmico brasileiro através da leitura de críticas e resenhas à suas obras. Essa pesquisa realizará uma análise da obra e de seus comentadores visando unicamente os aspectos sociológicos destas e sua fundamentação teórica e metodológica. (AU)

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