Busca avançada
Ano de início
Entree

Efeito do treinamento e da suplementação com carnitina ou cromo sobre a microbiota fecal de equinos

Processo: 13/14703-3
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de outubro de 2013
Data de Término da vigência: 31 de julho de 2015
Área de conhecimento:Ciências Biológicas - Genética - Genética Molecular e de Microorganismos
Pesquisador responsável:Eliana Gertrudes de Macedo Lemos
Beneficiário:Maria Luiza Mendes de Almeida
Instituição Sede: Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias (FCAV). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Jaboticabal. Jaboticabal , SP, Brasil
Assunto(s):Microbiota   Fisiologia do exercício
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:analise da diversidade microbiana fecal | efeito da carnitina e cromo | fisiologia do exercício | Microbiota | Microbiota fecal

Resumo

O sistema gastrintestinal abriga populações microbianas caracterizadas pela alta diversidade, sendo um dos ecossistemas mais complexos do planeta que desempenha papel crítico na manutenção da saúde ou no aparecimento de enfermidades. A disponibilidade de estudos que caracterizaram o microbioma intestinal da espécie equina, por meio das novas tecnologias de sequenciamento genético é incipiente e sua relação com o exercício, treinamento físico e suplementação ergogênica, restrita. O propósito deste estudo será caracterizar, por meio de sequenciamento de nova geração, o microbioma fecal de equinos submetidos ao exercício e treinamento físico associado à suplementação com carnitina ou cromo. Vinte e dois equinos da raça Mangalarga Machador, fêmeas, serão distribuídas aleatoriamente em quatro grupos: um controle sem treinamento e somente recebendo dieta (GC, n=6), outro treinado e recebendo somente dieta (GD), outro treinado recebendo dieta e suplementado diariamente com 10 g de carnitina (GCAR, n=6) e finalmente, treinado recebendo dieta e suplementação com 10 mg de cromo (GCR, n=5). A dieta será a mesma para todos os grupos experimentais. Testes de esforço incremental (TEI) serão realizados em esteira para avaliação do efeito do treinamento e da suplementação com carnitina ou cromo. O programa de condicionamento físico será realizado em esteira rolante, três vezes por semana, e no andador automático, duas vezes por semana, com duração total de seis semanas, na intensidade média de esforço relacionada a 70% do limiar de lactato (70% LL). Amostras de fezes de cada equino serão coletadas antes e após o período de condicionamento. Aproximadamente 10 g de fezes serão coletas pela via retal, e congeladas a -80°C até a extração do DNA. A caracterização das populações bacterianas presentes em cada amostra se dará por sequenciamento da região V3-V4 do gene 16S rRNA. O software QIIME será utilizado para a exclusão de sequências de baixa qualidade e para a realização das análises estatísticas.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
MENDES DE ALMEIDA, MARIA LUIZA; FERINGER JUNIOR, WALTER HEINZ; GARCIA CARVALHO, JULIA RIBEIRO; RODRIGUES, ISADORA MESTRINER; JORDAO, LILIAN REZENDE; FONSECA, MAYARA GONCALVES; CARNEIRO DE REZENDE, ADALGIZA SOUZA; DE QUEIROZ NETO, ANTONIO; SCOTT WEESE, J.; DA COSTA, MARCIO CARVALHO; et al. Intense Exercise and Aerobic Conditioning Associated with Chromium or L-Carnitine Supplementation Modified the Fecal Microbiota of Fillies. PLoS One, v. 11, n. 12, . (13/14703-3, 13/15215-2)
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
ALMEIDA, Maria Luiza Mendes de. Efeitos do exercício intenso e do condicionamento aeróbio associado a suplementação com cromo ou carnitina sobre a microbiota fecal de potras. 2015. Dissertação de Mestrado - Universidade Estadual Paulista (Unesp). Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias. Jaboticabal Jaboticabal.