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Práticas de criação musical em ambientes de ensino coletivo aplicando processos heurísticos: uma teoria substantiva

Processo: 13/01299-0
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Doutorado
Data de Início da vigência: 01 de outubro de 2013
Data de Término da vigência: 28 de fevereiro de 2017
Área de conhecimento:Linguística, Letras e Artes - Artes - Música
Pesquisador responsável:Jose Augusto Mannis
Beneficiário:Luciano da Costa Nazario
Instituição Sede: Instituto de Artes (IA). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):Educação   Tecnologia   Improvisação   Criatividade   Composição musical
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:composição | criatividade | Educação | improvisação | tecnologia | terfaces tecnológicas para processos musicais e acústicos

Resumo

Esse projeto de pesquisa tem por objetivo desenvolver práticas de invenção musical através da aplicação de procedimentos heurísticos estimulando a criatividade em ambientes de ensino coletivo com bandas de música. A partir de uma revisão da literatura de ensino de composição, estruturação e percepção, da análise dos processos heurísticos e investigação sobre a educação não-formal, buscar-se-á um aprofundamento e desenvolvimento teórico envolvendo ciências cognitivas e processos de análise, formando a base para organizar uma proposta que priorize práticas criativas nesses ambientes, sob a forma de exercícios de invenção. Propomo-nos ainda, no processo desta pesquisa, a experimentar a aplicação da Teoria Fundamentada (Grounded Theory) para a coleta de dados observados após as práticas de invenção, a análise desses dados e a síntese conclusiva sobre o desempenho, a eficiência e a especificidade dos exercícios de invenção aqui desenvolvidos.

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Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)