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Práticas de criação musical em ambientes de ensino coletivo aplicando processos heurísticos: uma teoria substantiva = Musical creation practices in collective learning environments applying heuristic processes: a substantive theory

Texto completo
Autor(es):
Luciano da Costa Nazario
Número total de Autores: 1
Tipo de documento: Tese de Doutorado
Imprenta: Campinas, SP.
Instituição: Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Artes
Data de defesa:
Membros da banca:
José Augusto Mannis; Manuel Silveira Falleiros; Denise Hortencia Lopes Garcia; Rogerio Luis Moraes Costa; Marisa Trench de Oliveira Fonterrada
Orientador: Adriana do Nascimento Araujo Mendes; José Augusto Mannis
Resumo

Essa pesquisa teve por objetivo o desenvolvimento e a sistematização de práticas de invenção musical estimulando o surgimento de processos heurísticos durante as ações criativas. As atividades foram aplicadas em ambientes de ensino coletivo por meio de práticas laboratoriais ocorridas na Escola Livre de Música (ELM-CIDDIC), ligada ao Centro de Integração, Documentação e Difusão Cultural da Unicamp (CIDDIC- Unicamp). A partir de uma revisão da literatura envolvendo a análise dos processos heurísticos, da criatividade e de práticas pedagógicas em improvisação musical, buscamos um aprofundamento e desenvolvimento teórico envolvendo ciências cognitivas e processos criativos, como embasamento para a organização de uma proposta pedagógica priorizando a prática de atividades de cunho criativo, sob a forma de exercícios de invenção caracterizando improvisação musical. Neste trabalho recorremos a processos de pesquisa de qualidade para investigar quais as principais influências estimulando o surgimento de processos heurísticos nos processos laboratoriais, bem como a natureza e a estrutura destas, tendo para isso aplicado a Teoria Fundamentada nos Dados (Grounded Theory) para a coleta e análise de dados observados após as práticas de invenção, a partir da qual foi formulada uma teoria substantiva com base nos fenômenos observados em laboratório. Como resultado, apresentamos um modelo relacional aliando estrutura e processo, ou seja, um arquétipo capaz de elucidar como determinadas condições, ações/interações e consequências encontram-se inter-relacionadas na aprendizagem musical. Nesse sentido, evidenciamos determinados procedimentos e contextos capazes de estimular ou inibir processos heurísticos bem como facilitar ou dificultar o desenvolvimento criativo, constituindo um conjunto de informações estratégicas úteis a educadores que pretendem incluir em suas atividades pedagógicas o desenvolvimento da criatividade e da invenção musical (AU)

Processo FAPESP: 13/01299-0 - Práticas de criação musical em ambientes de ensino coletivo aplicando processos heurísticos: uma teoria substantiva
Beneficiário:Luciano da Costa Nazario
Modalidade de apoio: Bolsas no Brasil - Doutorado