Bolsa 13/15652-3 - Urbanização, Território - BV FAPESP
Busca avançada
Ano de início
Entree

A produção e a difusão de informações: um estudo sobre o grupo IBOPE e os usos do território brasileiro

Processo: 13/15652-3
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de outubro de 2013
Data de Término da vigência: 30 de setembro de 2015
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Geografia - Geografia Humana
Pesquisador responsável:Adriana Maria Bernardes da Silva
Beneficiário:Gabriela de Costa Gomes Silva
Instituição Sede: Instituto de Geociências (IG). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):Urbanização   Território   Produtos e serviços de informação   Difusão da informação   Pesquisa de mercado
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Ibope | Produção de Informação | redes | urbanização | Uso corporativo do território | Redes de Informação e Urbanização

Resumo

A informação, sob todas as suas formas, se torna variável-chave para pensarmos os usos do território no mundo contemporâneo. Nas últimas décadas junto ao aprimoramento e a uma maior difusão dos fluxos informacionais assistimos a expansão mundial das empresas de informações, entre elas as de pesquisa de mercado, cujas ações têm se mostrado decisivas no direcionamento de estratégias para a reprodução do capital. Dentre essas empresas podemos destacar, a Americana Nielsen Company, a britânica Kantar e a brasileira IBOPE. Propomos investigar o papel das agências de pesquisa de mercado (em especial o Grupo IBOPE) na dinâmica do território brasileiro. Buscaremos entender a gênese do Grupo, a expansão da rede de escritórios, a produção e a difusão de informações na rede urbana direcionado às estratégias do mercado. Problematizaremos as relações possíveis entre a informação como mercadoria e a produção estratégica e racional do espaço. Cabe ressaltar que este trabalho pretende ser um aprofundamento do projeto de Iniciação Científica financiado pela FAPESP no ano de 2012, que teve duração de nove meses, realizado ainda no período de graduação. Dessa forma, já foi iniciado, no âmbito da iniciação científica, um levantamento de dados acerca da topologia da rede do Grupo IBOPE e da tipologia das informações que são produzidas pela empresa no Brasil. Como o objeto de estudo (Grupo IBOPE) foi se revelando extremamente complexo, muitas questões importantes surgiram e muitas outras não puderam ser esclarecidas, dado o curto espaço de tempo. Assim, se faz necessário, através do estudo mais aprofundado proporcionado pelo Mestrado, prosseguir desvendando o papel do Grupo IBOPE diante da produção, controle e difusão da informação no território brasileiro. Trata-se de uma temática ainda pouco estudada e merecedora de atenção, dada a importância desta empresa no processo de modernização do território brasileiro a partir do controle da variável-chave do período atual.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
SILVA, Gabriela de Costa Gomes. A produção e a difusão de informações: um estudo sobre o grupo IBOPE e os usos do território brasileiro. 2015. Dissertação de Mestrado - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Geociências Campinas, SP.