Busca avançada
Ano de início
Entree

Desenvolvimento de um ambiente virtual de testes para a propagação da radiação cósmica na atmosfera

Processo: 12/01626-8
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de outubro de 2013
Vigência (Término): 30 de novembro de 2015
Área do conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Física - Física Nuclear
Pesquisador responsável:Brett Vern Carlson
Beneficiário:Maurício Tizziani Pazianotto
Instituição-sede: Divisão de Ciências Fundamentais (IEF). Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA). Ministério da Defesa (Brasil). São José dos Campos , SP, Brasil
Assunto(s):Reações nucleares   Raios cósmicos

Resumo

O projeto de doutorado aqui proposto insere-se no contexto de modelagem teórica computacional, através dos códigos MCNPX e GEANT4, para o desenvolvimento de um ambiente virtual de testes, a qual será utilizada para acessar comportamento de sistemas (aeronaves, computadores, detectores, etc.) sujeitos ao campo de radiação cósmica. Servirá também como suporte de um projeto da monitoração contínua da intensidade da radiação cósmica em solo através da medida de fluxo total de nêutrons para fins de normalização das medidas de dose de radiação cósmica a bordo de aeronaves e para apoio a estudos de clima espacial, na busca de correlações entre a radiação cósmica incidente na Terra e outras variáveis da alta atmosfera na região da Anomalia Magnética do Atlântico Sul (AMAS). O ambiente virtual construído será testado com medidas experimentais provenientes do IEAv (Instituto de Estudos Avançados) e encontrados na literatura. O orientador do aluno, Prof. Dr. Brett V. Carlson têm uma projeto de colaboração CAPES-DGU com o grupo de Prof. José Manuel Quesada Molina da Universidade de Sevilha, cujo grupo contribui ao desenvolvimento de GEANT4 e o utilize em cálculos nas áreas médicas e tecnológicas. Uma parte deste projeto deverá ser desenvolvido lá.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Jovem professor do ITA recebe Prêmio José Leite Lopes de 2018 

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
PAZIANOTTO, M. T.; CORTES-GIRALDO, M. A.; FEDERICO, C. A.; HUBERT, G.; GONCALEZ, O. L.; QUESADA, J. M.; CARLSON, B. V. Extensive air shower Monte Carlo modeling at the ground and aircraft flight altitude in the South Atlantic Magnetic Anomaly and comparison with neutron measurements. Astroparticle Physics, v. 88, p. 17-29, FEB 2017. Citações Web of Science: 2.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.
Mapa da distribuição dos acessos desta página
Para ver o sumário de acessos desta página, clique aqui.