Busca avançada
Ano de início
Entree

EVOLUÇÃO MICROESTRUTURAL E PROPRIEDADES DE LIGAS DE TITÂNIO BETA METAESTÁVEL NO SISTEMA Ti-Nb-Fe

Processo: 13/13867-2
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de novembro de 2013
Vigência (Término): 31 de julho de 2015
Área do conhecimento:Engenharias - Engenharia de Materiais e Metalúrgica - Metalurgia Extrativa
Pesquisador responsável:Rubens Caram Junior
Beneficiário:Fernando Henrique da Costa
Instituição-sede: Faculdade de Engenharia Mecânica (FEM). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):Metalografia   Difração por raios X   Microestruturas   Tratamento térmico   Transformações de fases   Ligas de titânio

Resumo

O comportamento mecânico de ligas de titânio pode ser manipulado por meio da aplicação de tratamentos térmicos a microestruturas metaestáveis. No caso de ligas de titânio do tipo do tipo beta metaestável, a aplicação de tratamentos térmicos de solubilização e envelhecimento resulta na precipitação controlada da fase alfa, de estrutura hexagonal compacta e com alta resistência mecânica, em matriz da fase beta, de estrutura cúbica de corpo centrado e com alta ductilidade. A precipitação da fase alfa é um fenômeno complexo e envolve a fase ômega atuando como substrato de nucleação. Este trabalho visa avaliar a evolução microestrutural e de propriedades mecânicas de ligas do sistema Ti-Nb-Fe submetidas a tratamentos térmicos de envelhecimento. Tal estudo será desenvolvido a partir da definição de composições de ligas do tipo beta metaestável usando a "Teoria do Orbital Molecular", seguida da preparação de amostras em forno a arco sob atmosfera controlada, conformação plástica, solubilização em altas temperaturas, resfriamento rápido até a temperatura ambiente e aplicação de tratamentos térmicos de envelhecimento. As amostras serão caracterizadas por microscopia óptica, microscopia eletrônica de varredura, difração de raios-X, calorimetria diferencial de varredura (DSC), dureza Vickers e ensaios de tração.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
DA COSTA, FERNANDO HENRIQUE; SALVADOR, CAMILO A. F.; DE MELLO, MARIANA G.; CARAM, RUBENS. Alpha phase precipitation in Ti-30Nb-1Fe alloys - phase transformations in continuous heating and aging heat treatments. MATERIALS SCIENCE AND ENGINEERING A-STRUCTURAL MATERIALS PROPERTIES MICROSTRUCTURE AND PROCESSING, v. 677, p. 222-229, NOV 20 2016. Citações Web of Science: 3.
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.