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Perspectivas recentes da pesquisa em performance pianística: Estado do conhecimento de teses e dissertações em Performance Musical e Práticas Interpretativas no Brasil (2007-2012)

Processo: 13/15294-0
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de novembro de 2013
Data de Término da vigência: 31 de outubro de 2015
Área de conhecimento:Linguística, Letras e Artes - Artes - Música
Pesquisador responsável:Mário Rodrigues Videira Junior
Beneficiário:Renata Coutinho de Barros Correia
Instituição Sede: Escola de Comunicações e Artes (ECA). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Musicologia
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Estado do Conhecimento | Metodologia da Pesquisa em Música | Performance Pianística | Produção acadêmica em Performance Musical | Musicologia

Resumo

O projeto tem como principal objetivo apresentar o Estado do Conhecimento da pesquisa acadêmica sobre Performance Pianística, produzida nos cursos de Pós-Graduação em Música, localizados nas regiões Sul e Sudeste do Brasil, no período de 2007 a 2012. Entende-se por Estado do Conhecimento, a modalidade de pesquisa que tem o propósito de realizar mapeamento de determinada produção acadêmica, a fim de examinar os principais temas, tendências metodológicas e referenciais teóricos, os quais serviram de subsídio aos pesquisadores.Desde a implantação dos primeiros cursos de Pós-Graduação em Música, ocorridos na década de 80, o conjunto da produção relacionada à Performance Pianística vem apresentando um acentuado crescimento quantitativo e qualitativo. A fim de colaborar para compreensão de alguns aspectos que compõem o campo de estudo da Performance, direcionada ao fazer do músico instrumentista, o presente projeto é pertinente ao momento vivenciado pela subárea, no meio acadêmico brasileiro. Dessa maneira, justifica-se pela relevância do assunto e possibilidade em servir como indicador para futuros estudos.O principal objeto de estudo do projeto é constituído pelo conjunto de teses e dissertações sobre Performance Pianística. Por meio do acesso aos bancos de dados das universidades públicas e Banco de Teses e dissertações da CAPES, foram localizadas 94 produções no período de 2007 a 2012. A metodologia adotada baseia-se na técnica de Categorização, conforme a proposta de Laurence Bardin, e métodos empregados por pesquisas Estado da Arte em Educação.Palavras-chave: Estado do Conhecimento; Pesquisa em Performance Pianística; Metodologia da Pesquisa em Música

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Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
CORREIA, Renata Coutinho de Barros. Perspectivas recentes da pesquisa em performance pianística: estado do conhecimento de teses e dissertações em performance musical e práticas interpretativas no Brasil (2007-2012). 2015. Dissertação de Mestrado - Universidade de São Paulo (USP). Escola de Comunicações e Artes (ECA/SBD) São Paulo.