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Análise sobre a participação dos fãs no desenvolvimento do universo transmidiático do jogo Mass Effect

Processo: 13/09528-8
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de novembro de 2013
Data de Término da vigência: 30 de junho de 2015
Área de conhecimento:Ciências Sociais Aplicadas - Comunicação
Pesquisador responsável:Leonardo Antônio de Andrade
Beneficiário:Paula Toledo Palomino
Instituição Sede: Centro de Educação e Ciências Humanas (CECH). Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR). São Carlos , SP, Brasil
Assunto(s):Cultura digital   Jogos eletrônicos   Jogos de RPG
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Cultura Digital | Games | Jogos Eletrônicos | Rpg | storytelling | transmidia | Games e Cultura Digital

Resumo

Vivemos um momento de frenética mudança, onde obras como filmes, livros e jogos eletrônicos desdobram-se e misturam-se, convergindo de uma forma nunca antes vista. As informações são mais acessíveis, os fãs mais ávidos por elas, e a interação entre autor e audiência é possível e tátil, tornando o processo criativo multifacetado. O presente projeto de pesquisa visa abordar a questão da participação dos fãs no universo transmidiático do jogo Mass Effect , que se extende por produtos em diferentes plataformas, tais como: HQs, livros, aplicativos para celulares e tablets, etc. Mass Effect é um game do gênero RPG (Role Playing Game - Jogo de Interpretação), que proporciona uma experiência imersiva e interativa. Sua comunidade online é extremamente ativa e ávida por conteúdo, motivo pelo qual nesta pesquisa será analisada principalmente a questão da autoria, pois os usuários participaram da criação de uma extensão da história, tornando o processo criativo uma via de mão dupla, onde o fã influencia diretamente a evolução das histórias e aprofundamento dos universos. Como produto final desta pesquisa, será desenvolvida uma ramificação da história principal, criada única e exclusivamente por um grupo de fãs, utilizando-se do RPG como ferramenta para criação de narrativas colaborativas, sendo o jogo em si ministrado através da ferramenta Google Hangout . Através deste processo e do produto final, pretende-se exemplificar de forma prática uma das formas com a qual os fãs interagem com o universo transmidiático, modificando-o e expandindo-o de acordo com seus gostos e percepções do mesmo. (AU)

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