Busca avançada
Ano de início
Entree

Ensino e aprendizagem de habilidades de comunicação profissional/paciente no processo de seleção de aparelhos de amplificação sonora individuais

Processo: 13/13572-2
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de novembro de 2013
Data de Término da vigência: 28 de fevereiro de 2015
Área de conhecimento:Ciências da Saúde - Fonoaudiologia
Pesquisador responsável:Deborah Viviane Ferrari
Beneficiário:Alessandra Adriano de Almeida Miranda
Instituição Sede: Faculdade de Odontologia de Bauru (FOB). Universidade de São Paulo (USP). Bauru , SP, Brasil
Assunto(s):Audiologia   Material didático   Aconselhamento   Ensino
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Aconselhamento | audiologia | ensino | Materiais de Ensino | Audiologia

Resumo

O aprimoramento dos processos que envolvem a comunicação do profissional de saúde com o paciente é fundamental para a humanização destes procedimentos e para a melhor qualificação dos resultados. Por meio de ensino apropriado, habilidades de comunicação que incorporam a abordagem centrada no paciente podem ser aprendidas e integradas às consultas clínicas. O guia Calgary-Cambridge é um modelo proposto para o ensino e avaliação da comunicação na área da saúde, sendo desenvolvido para delinear uma efetiva comunicação profissional-paciente e fornecer uma estrutura, baseada em evidência, para análise e ensino destas habilidades na entrevista com o paciente. Objetivos: (1) Desenvolver um workshop, baseado no modelo Calgary-Cambridge, para que os estudantes de graduação em Fonoaudiologia integrem as habilidades comunicativas centradas no paciente com os procedimentos técnicos do processo de seleção e adaptação do aparelho de amplificação sonora individual (AASI). (2) Descrever como os graduandos empregam tais habilidades comunicativas em sua atividade prática, antes e após a realização do workshop. Metodologia: Serão convidados a participar do estudo 30 discentes do 4º ano do Curso de Graduação em Fonoaudiologia da FOB/USP, os quais serão solicitados a realizar a filmagem de duas consultas envolvendo o processo de seleção e adaptação do AASI. Será realizada a adaptação para o português da ferramenta "Time and Talk" produzida pelo Ida Institute. Esta ferramenta, adaptada do modelo Calgary-Cambridge, utiliza cenários e dramatizações de situações clínicas para ensinar como integrar as competências de processo (como conduzir a entrevista paciente) com habilidades práticas realizadas no procedimento de seleção e adaptação do AASI. O "Time and Talk" utiliza uma metodologia ativa de ensino por meio de dramatizações e consultas com pacientes simulados e reflexão sobre o que foi observado nestas atividades. A ferramenta é baseada em um workshop estruturado, com duração de um dia. Após a participação no workshop será solicitado novamente aos participantes que realizem a filmagem de duas consultas. As filmagens pré e pós participação no workshop serão analisadas e comparadas. Para tal, será criado um checklist baseado nas habilidades de comunicação propostas pelo guia Calgary-Cambridge. O tempo das consultas e a frequência das habilidades de comunicação observadas pré e pós participação no workshop serão comparados por meio de estatística indutiva. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
MIRANDA, Alessandra Adriano de Almeida. Habilidades de comunicação profissional/paciente no processo de seleção e adaptação de aparelhos de amplificação sonora individuais: avaliação de uma estratégia de ensino. 2015. Dissertação de Mestrado - Universidade de São Paulo (USP). Faculdade de Odontologia de Bauru (FOB/SDB) Bauru.