Busca avançada
Ano de início
Entree

Infância, pesquisa e experiência: reflexões e olhares para o desenvolvimento infantil a partir de produções imagéticas de professores e crianças

Processo: 13/20449-2
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Programa Capacitação - Treinamento Técnico
Vigência (Início): 01 de outubro de 2013
Vigência (Término): 31 de março de 2014
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Educação - Fundamentos da Educação
Pesquisador responsável:César Donizetti Pereira Leite
Beneficiário:Mariana de Sousa Lima
Instituição-sede: Instituto de Biociências (IB). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Rio Claro. Rio Claro , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:11/22301-7 - Infância, pesquisa e experiência: reflexões e olhares para o desenvolvimento infantil a partir de produções imagéticas de professores e crianças, AP.R
Assunto(s):Infância   Desenvolvimento humano   Desenvolvimento infantil   Cinema   Formação de professores

Resumo

O presente estudo se constitui como um desdobramento de 2 projetos de pesquisa. Nestes referidos projetos temos refletido sobre o poder da imagem e do cinema nos processos de produção de subjetividade no universo escolar. Na mesma perspectiva temos desenvolvido um projeto de extensão junto a professores de creche (4 meses a 3 anos) a partir da potência da imagem e do cinema na formação dos professores. Constituindo como um desdobramento destas atividades (os dois projetos de pesquisa e o projeto de extensão) este projeto, que agora propomos, tem como objetivo refletir sobre as possibilidades que as imagens e as produções imagéticas de crianças e professores/monitores, no contexto das práticas educativas, oferecem para refletir acerca do desenvolvimento das crianças e das práticas educativas do professor. Tomamos como pressupostos teóricos autores como W. Benjamin, G. Agamben, G. Deleuze e Michel Foucault. O trabalho usará como metodologia de pesquisa o que temos chamado e apresentado como "pesquisa como experiência". Plano de Atividades comum para os dois bolsistas solicitado: - Participação das atividades de Estudo e Pesquisa da equipe do Projeto. - Colaborar com o levantamento bibliográfico e com a criação de condições para o desenvolvimento da pesquisa que fundamente com o desenvolvimento dos trabalhos. - Participar dos momentos de 'coleta de dados' auxiliando na preparação e uso de equipamentos e na edição de imagens. - Auxiliar os trabalhos dos Pesquisadores no que diz respeito aos aspectos técnicos presentes no trabalho. - Colaborar com a avaliação dos resultados obtidos na pesquisa. (AU)