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Diálogo com pais sobre comunicação e saúde

Processo: 13/21161-2
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Programa Capacitação - Treinamento Técnico
Data de Início da vigência: 01 de novembro de 2013
Data de Término da vigência: 31 de dezembro de 2014
Área de conhecimento:Ciências da Saúde - Fonoaudiologia
Acordo de Cooperação: Fundação Maria Cecília Souto Vidigal
Pesquisador responsável:Mariangela Lopes Bitar
Beneficiário:Joyce Pinheiro da Silva
Instituição Sede: Faculdade de Medicina (FM). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:12/51671-0 - Diálogo com pais sobre comunicação e saúde, AP.R
Assunto(s):Educação infantil   Educação em saúde   Promoção da saúde
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:creche | educação em saúde | Educação Infantil | Fonoaudiologia | promoção da saúde | Saúde Coletiva

Resumo

Escolas são espaços fundamentais para a concretização de ações de promoção da saúde que levem a hábitos de vida mais saudáveis e a mudanças individuais e organizacionais para melhoria da saúde das pessoas. A atuação do fonoaudiólogo em escolas cria a possibilidade de que o trabalho de promoção da saúde junto às famílias envolva aspectos relativos à comunicação, com foco nas áreas de linguagem oral e escrita, fala, funções alimentares e respiração, audição e voz, de maneira integrada à prática pedagógica. Crianças entre zero e cinco anos encontram-se em franco desenvolvimento das habilidades comunicativas e, para que este ocorra de forma plena, é fundamental que tanto a escola quanto as famílias estejam preparadas para promover essas habilidades e agir de maneira adequada quando este desenvolvimento se desvia do esperado. A partir da realização desta pesquisa espera-se que os pais de cerca de 1300 crianças com idades entre zero e cinco anos que frequentam dez creches possam refletir sobre conteúdos das áreas que envolvem o desenvolvimento da comunicação das crianças, se apropriar deles e aplicá-los no dia-a-dia com vistas à promoção da saúde. Para isso serão realizados quatro encontros bimestrais com cada grupo de pais de cada creche em que serão discutidos conteúdos e práticas dos temas escolhidos por eles. Todos os encontros serão filmados e transcritos para posterior avaliação qualitativa dos dados comparando os encontros ao longo do ano. Após a análise dos resultados será dada devolutiva para as creches e para os pais. Outros fonoaudiólogos terão acesso à pesquisa, o que poderá contribuir para reflexão sobre as ações que desenvolvem junto a outras comunidades em todo o Brasil. (AU)

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