Busca avançada
Ano de início
Entree

Avaliação da eficácia da 5-azacitidina e tricostatina-A em linhagens celulares de hemangiossarcoma canino e humano

Processo: 13/16423-8
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Doutorado Direto
Data de Início da vigência: 01 de novembro de 2013
Data de Término da vigência: 31 de dezembro de 2017
Área de conhecimento:Ciências Agrárias - Medicina Veterinária - Patologia Animal
Pesquisador responsável:Maria Lucia Zaidan Dagli
Beneficiário:Karen Batschinski
Instituição Sede: Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia (FMVZ). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Oncologia   Hemangiossarcoma   Azacitidina   Cães   Humanos   Epigênese genética
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Angiossarcoma | Cães | Hemangiossarcoma | Terapia epigenética | Tricostatina-A | 5-Azacitidina | Oncologia

Resumo

Hemangiossarcoma (HSA) é um câncer letal em humanos e em cães. O HSA humano tem uma distribuição de lesão e comportamento semelhante ao HSA canino. Em ambas as espécies, metástases são frequentes e a quimioterapia adjuvante proporciona apenas um benefício mínimo. Muitos genes supressores de tumores apresentam mutações importantes relacionadas com a patogênese do HSA humano, canino e murino. A investigação de novos alvos com potencial terapêutico e o estudo intenso da biologia do HSA canino são necessários para o desenvolvimento de tratamentos mais eficazes contra esse câncer devastador. Tem sido mostrado que a ação hipometilante da droga 5-Azacitidina e a ação de inibidores de histona desacetilase, tais como o da tricostatina-A, tem o potencial de reverter o fenótipo relacionado com o desenvolvimento e progressão do câncer. O foco do corrente estudo é o de verificar o efeito da 5-azacitidina e tricostatina-A nas linhagens celulares de HSA canino DEN-HSA e SB-HSA e também em uma linhagem celular humana de HSA ISO-HAS, com ênfase na diminuição da viabilidade celular, apoptose, alterações na progressão do ciclo celular e alterações epigenéticas voltadas a acetilação de histonas. Os aspectos envolvidos com a citotoxidade, proliferação, invasão e metástase também serão analisados. Comparado a estes resultados serão realizados estudos paralelos e concomitantes com a doxorrubicina, quimioterápico de eleição do tratamento de HSA. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
BATSCHINSKI, KAREN; NOBRE, ALESSANDRA; VARGAS-MENDEZ, ERNESTO; TEDARDI, V, MARCELLO; CIRILLO, JULIANA; CESTARI, GREICE; UBUKATA, RODRIGO; DAGLI, MARIA LUCIA Z.. Canine visceral hemangiosarcoma treated with surgery alone or surgery and doxorubicin: 37 cases (2005-2014). CANADIAN VETERINARY JOURNAL-REVUE VETERINAIRE CANADIENNE, v. 59, n. 9, p. 967-972, . (13/16423-8)
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
BATSCHINSKI, Karen. Avaliação da eficácia da 5-Azacitidina e SAHA nas linhagens de hemangiossarcoma canino. 2017. Tese de Doutorado - Universidade de São Paulo (USP). Faculdade de Medicina (FM/SBD) São Paulo.