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Práticas de diálogo e a atuação docente: perspectivas para uma educação problematizadora

Processo: 13/17204-8
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de novembro de 2013
Data de Término da vigência: 31 de julho de 2014
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Educação - Ensino-aprendizagem
Pesquisador responsável:Elisabete Cardieri
Beneficiário:Monique Ortiz de Camargo
Instituição Sede: Instituto de Biociências (IBB). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Botucatu. Botucatu , SP, Brasil
Assunto(s):Educação escolar básica   Ensino e aprendizagem   Formação de professores   Trabalho docente   Diálogo   Paulo Freire   Entrevista   Relatos de casos
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:diálogo | Paulo Freire | prática docente | Problematização | Prática docente

Resumo

O presente projeto propõe-se investigar práticas docentes que contribuam para formação crítica a partir de procedimentos de diálogo, contextualização e problematização na perspectiva freiriana. A motivação inicial para o tema vincula-se à importância da atuação do docente para a construção com os adolescentes de um posicionamento reflexivo e crítico diante das informações veiculadas e do contexto social no qual vivemos. Nesse sentido, o projeto objetiva Identificar possíveis articulações da educação pública básica com uma pedagogia problematizadora e a vivência do diálogo entre educadores e educandos, investigando suas concepções e práticas pedagógicas e investigando a fundo os princípios e concepções que fundamentam a educação problematizadora proposta por Paulo Freire, em especial a importância do diálogo para sua realização. A partir de seus objetivos, a pesquisa caracteriza-se como exploratória, com abordagem qualitativa e propõe como procedimento metodológico realizar estudo de caso em duas escola da Rede Pública Estadual, localizadas no município de Botucatu/SP, realizando entrevistas semi-estruturadas junto a seis docentes, respeitando-se os procedimentos previstos (adesão voluntária e assinatura do TCLE).

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