Busca avançada
Ano de início
Entree

Retardamento de sinais em sistemas com lentes gravitacionais e perfis de halos de matéria escura

Processo: 13/21069-9
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Pós-Doutorado
Vigência (Início): 01 de novembro de 2013
Vigência (Término): 31 de julho de 2015
Área do conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Astronomia - Astrofísica Extragaláctica
Pesquisador responsável:Luis Raul Weber Abramo
Beneficiário:Irène Balmes
Instituição-sede: Instituto de Física (IF). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:12/00800-4 - O universo em 3-D: astrofísica com grandes levantamentos de galáxias, AP.TEM
Assunto(s):Cosmologia física   Lentes gravitacionais   Quasares   Matéria escura

Resumo

Neste projeto apresentamos duas propostas principais, nos assuntos de "time-delays" em sistemas de lentes gravitacionais, e em perfis de densidade de halos de matéria escura. Quanto à proposta em "time-delays", um trabalho inicial da Dra. Balmes [MNRAS, 431:1528-1540, 2013] demonstrou que é possível utilizar métodos Bayesianos para selecionar uma amostra homogênea de lentes, de forma a derivar vínculos observacionais sobre o parâmetro de Hubble. Esse trabalho preliminar foi focado em lentes duplas e sistemas simples. Sugerimos expandir esse trabalho de duas maneiras: primeiro, encontrando um modo de incluir lentes quádruplas; segundo, alargando a classe de modelos de lentes. Através do uso de diversos modelos, e da combinação dos resultados através de técnicas Bayesianas, será possível empregar todas as lentes disponíveis e não descartar a maioria (como ocorre atualmente).No assunto de perfis de halos de matéria escura, em um trabalho recente [MNRAS 2013, no prelo] a Dra. Balmes introduziu um novo parâmetro, que chamou de "sparsity", e que é definido como a razão entre as massas na região de sobre-densidade 200 e sobre-densidade $\Delta$. Esse parâmetro varia de acordo com a cosmologia, e portanto as observações desses perfis podem impor vínculos sobre parâmetros cosmológicos. De forma a comparar eficientemente os resultados de simulações com os dados observacionais, um estudo mais detalhado se faz necessário. Em particular, observações de lentes gravitacionais fracas são sensíveis à massa projetada ao longo da linha de visada, e não à distribuição 3D da massa. Assim, um equivalente em 2D da "sparsity" ainda precisa ser construída. Essa análise deve ser conduzida nos dados da simulação DEUS-FUR, de modo a obter uma amostra estatística mais significativa. Essas linhas de pesquisa serão aplicadas nos levantamentos de galáxias de que participam os pesquisadores do grupo de Cosmologia da USP (Raul Abramo e Marcos Lima no IF-USP, e o Coordenador do Temático ao qual se refere essa bolsa Laerte Sodré Jr.). (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
RAUL ABRAMO, L.; BALMES, IRENE; LACASA, FABIEN; LIMA, MARCOS. Scaling of the 1-halo terms with bias. Monthly Notices of the Royal Astronomical Society, v. 454, n. 3, p. 2844-2854, DEC 11 2015. Citações Web of Science: 3.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.