Busca avançada
Ano de início
Entree

Desenvolvimento de instrumento para a avaliação do bem-estar de cães e gatos em Centros de Controle de Zoonoses segundo aspectos éticos, legais e de controle de zoonoses.

Processo: 13/14697-3
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Pós-Doutorado
Data de Início da vigência: 01 de novembro de 2013
Data de Término da vigência: 31 de outubro de 2015
Área de conhecimento:Ciências da Saúde - Saúde Coletiva - Saúde Pública
Pesquisador responsável:Eduardo Massad
Beneficiário:Rita de Cassia Maria Garcia
Instituição Sede: Faculdade de Medicina (FM). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Bioética   Bem-estar do animal
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Bem-estar Animal | Bioetica | Canis e gatis | controle de zoonoses | Manejo populacional de cães e gatos | Medicina Veterinária do Coletivo | Controle de zoonoses e bem-estar animal

Resumo

O abandono de cães e gatos representa um agravo que afeta negativamente a saúde humana, a saúde dos animais e o meio ambiente. As estratégias para a prevenção do abandono e para o manejo populacional canino e felino diferem entre os municípios e os estados brasileiros, não havendo uma política nacional. Cidades que possuem Centros de Controle de Zoonoses (CCZ) geralmente desenvolvem a captura e a manutenção de alguns dias dos animais até a sua eliminação ou morte por conveniência. Com a instituição de leis que impedem a eutanásia de animais sadios para o manejo populacional em alguns estados brasileiros e outras dezenas de cidades em outros estados, a permanência de animais sadios em CCZ acaba ocorrendo por longos períodos. A falta de estrutura física adequada para a manutenção de animais, de capacitação dos funcionários que manejam os animais, de recursos materiais suficientes para a prevenção de doenças, de enriquecimento ambiental, de nutrição adequada, entre outros, geram situações de estresse, doenças e diminuição do bem-estar desses animais confinados, interferindo também na segurança do trabalhador. Além de mais gastos para a reabilitação desses animais, há uma consciência social crescente para a coibição dos maus tratos nos CCZ´s. O diagnóstico rápido de condições de bem-estar ruim ajudará na prevenção e correção da situação, economizando recursos públicos e propiciando melhores condições para os animais.O presente trabalho tem como objetivo principal propor instrumento para avaliação do bem-estar animal em CCZ´s, identificando as variáveis associadas ao baixo escore de bem-estar animal.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)