Busca avançada
Ano de início
Entree

Uso de Gamificação em Sistemas Educacionais Inteligentes baseados em Web Semântica para Reduzir o Problema da Externalização de Comportamentos Inadequados

Processo: 13/10900-9
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de dezembro de 2013
Data de Término da vigência: 07 de fevereiro de 2016
Área de conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Ciência da Computação
Pesquisador responsável:Seiji Isotani
Beneficiário:Laís Zagatti Pedro
Instituição Sede: Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC). Universidade de São Paulo (USP). São Carlos , SP, Brasil
Bolsa(s) vinculada(s):14/03115-6 - O uso de gamificação em sistemas educacionais inteligentes para reduzir o problema de comportamentos inapropriados, BE.EP.MS
Assunto(s):Web semântica   Informática na educação
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Gamifiação | Sistemas Educacionais Inteligentes | Web Semântica | Informática na Educação

Resumo

A Web Semântica está recebendo grande atenção por parte da comunidade de pesquisa na área de tecnologia educacional por sanar diversos problemas encontrados em sistemas educacionais inteligentes baseados na Web como a falta de interoperabilidade entre os sistemas e a dificuldade de compartilhar e reutilizar as informações contidas nela. Entretanto, problemas importantes que dificultam sua utilização ainda precisam ser investigados. Dentre eles, um dos principais problemas encontrados é o uso inadequado destes sistemas por parte dos alunos. O tédio, desinteresse, monotonia, a falta de motivação, entre outros fatores, acabam por fazer com que o aluno se comporte inadequadamente ao interagir com o sistema. O comportamento inadequado mais conhecido é trapacear o sistema (do Inglês "gaming the system"). Ao externalizar este comportamento, o aluno passa a tentar identificar formas de resolver os exercícios mecanicamente sem levar em consideração o que precisa ser aprendido. Nesse contexto, esse trabalho tem por objetivo estudar e propor uma nova abordagem de projeto e implementação de sistemas educativos inteligentes baseados em Web Semântica para evitar o uso inadequado dos sistemas por meio do uso de técnicas de Gamificação. Essas técnicas permitem "persuadir" o aluno a interagir de forma correta com o sistema, além de auxiliá-lo a identificar boas práticas de aprendizagem. Dentre as questões de pesquisa que serão respondidas temos: (a) quais técnicas de gamificação podem auxiliar a engajar os alunos com o conteúdo educacional? E (b) como modelar, formalizar e utilizar as técnicas de gamificação para induzir o aluno a externalizar comportamentos desejáveis?.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
PEDRO, Laís Zagatti. Uso de gamificação em ambientes virtuais de aprendizagem para reduzir o problema da externalização de comportamentos indesejáveis. 2016. Dissertação de Mestrado - Universidade de São Paulo (USP). Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC/SB) São Carlos.