Busca avançada
Ano de início
Entree

Campos magnéticos cósmicos: dos mecanismos de geração à atividade solar e a conexão Terra-Sol

Processo: 13/11679-4
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Pós-Doutorado
Vigência (Início): 01 de dezembro de 2013
Vigência (Término): 31 de janeiro de 2014
Área do conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Astronomia - Astrofísica Estelar
Pesquisador responsável:Elisabete Maria de Gouveia Dal Pino
Beneficiário:Gustavo Andres Guerrero Eraso
Instituição-sede: Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas (IAG). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Dynamo   Campo magnético

Resumo

O campo magnético tem demonstrado ser ubíquo na natureza, estando presente tanto em aglomerados de galáxias quanto em estrelas e planetas. A magnitude do campo magnético observado sugere que este não tem origem cosmológica mas é o resultado de um processo dinâmico de geração. O problema global desta proposta trata da geração de campos magnéticos em objetos cósmicos através do mecanismo de dínamo. Inicialmente se discutirão os recentes avanços e problemas na teoria, assim como a sua aplicação nas galáxias. Depois, se apresentará em detalhe o problema do dínamo solar e a sua manifestação na fotosfera, fenômeno conhecido como atividade magnética solar. Um dos objetivos específicos desta proposta de pesquisa é o desenvolvimento de um modelo realista de dínamo solar obtido a partir de simulações numéricas "ab-initio" em 3 dimensões. A partir deste modelo espera-se construir uma ferramenta que permita predizer a atividade solar em diferentes escalas de tempo. Em seguida será apresentada a metodologia para alcançar esses objetivos através de simulações globais. Finalmente serão discutidos os efeitos da atividade magnética solar na atmosfera e no clima terrestres. Procura-se chamar a atenção no trabalho multidisciplinar necessário para estudar um dos problemas mais importantes da ciência: a relação Terra-Sol.

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
GUERRERO, G.; SMOLARKIEWICZ, P. K.; DE GOUVEIA DAL PINO, E. M.; KOSOVICHEV, A. G.; MANSOUR, N. N. ON THE ROLE OF TACHOCLINES IN SOLAR AND STELLAR DYNAMOS. ASTROPHYSICAL JOURNAL, v. 819, n. 2 MAR 10 2016. Citações Web of Science: 28.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.