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Grupos escoteiros e a construção de atitudes de obediência e disciplina entre crianças e jovens

Processo: 13/11379-0
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de dezembro de 2013
Data de Término da vigência: 30 de novembro de 2014
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Sociologia - Sociologia do Conhecimento
Pesquisador responsável:José Geraldo Alberto Bertoncini Poker
Beneficiário:Marianna Lahr Faustino
Instituição Sede: Faculdade de Filosofia e Ciências (FFC). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Marília. Marília , SP, Brasil
Assunto(s):Escotismo   Hierarquia   Obediência   Bibliografias   Pesquisa empírica
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Disciplina | dominação | escotismo | hierarquia | Obediencia | Sociologia

Resumo

O presente projeto trata da construção de atitudes de obediência e disciplina entre crianças e jovens membros do movimento escoteiro no Brasil. Tendo como base de análise teórica, a sociologia da dominação de Max Weber, busca-se compreender como a hierarquia tão presente e difundida pelo movimento, se desenvolve entres todos os ramos do escotismo brasileiro, tanto entre os próprios os jovens, como na relação entres estes e os adultos voluntários, denominados escotistas. Para isso, buscase uma análise empírica, pautada em um estudo detalhado dos guias de progressão pessoal que norteiam o desenvolvimento pessoal dos membros juvenis, juntamente com um estudo abrangente da bibliografia fornecida pela União dos Escoteiros do Brasil (U.E.B.), em especial seu Programa de Organização e Regras (P.O.R.). (AU)

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