Busca avançada
Ano de início
Entree

Deutsche Welle Brasil: a construção da notícia e a representação da Alemanha e do Brasil no portal

Processo: 13/20812-0
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de dezembro de 2013
Data de Término da vigência: 07 de junho de 2015
Área de conhecimento:Ciências Sociais Aplicadas - Comunicação - Jornalismo e Editoração
Pesquisador responsável:Maximiliano Martin Vicente
Beneficiário:Augusto Junior da Silva Santos
Instituição Sede: Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicação (FAAC). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Bauru. Bauru , SP, Brasil
Bolsa(s) vinculada(s):14/02711-4 - Redação on-line: um estudo de caso da redação brasileira da Deutsche Welle, BE.EP.IC
Assunto(s):Jornalismo digital   Era da informação   Radiojornalismo   Editoração   Redação   Análise de conteúdo   Alemanha   Brasil
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Alemanha | Brasil | Deutsche Welle | Jornalismo Digital | Jornalismo

Resumo

A Deutsche Welle é uma empresa alemã de radiofusão internacional que se destaca por ser uma das principais emissoras da Alemanha e do mundo. Afirma compreender que as novas tecnologias são responsáveis por importantes mudanças no cenário da mídia e, por esse motivo, busca adaptar seu processo de produção e veiculação às novas necessidades presentes na era digital. Tornou-se, em 1994, a primeira emissora publica alemã a estar presente na internet. Atualmente, conta com um portal que oferece conteúdos informativos multimídia em trinta idiomas.As notícias em português presentes no portal são produzidas por uma redação brasileira. Dessa maneira, a construção dessas está relacionada a um contexto que conta com jornalistas brasileiros trabalhando para uma organização alemã, a qual é detentora de interesses específicos. A finalidade deste projeto de pesquisa consiste em desenvolver um estudo sobre o portal em língua portuguesa (brasileira) da Deutsche Welle, visando, por meio da análise de conteúdo, identificar como são apresentados os aspectos culturais, políticos e econômicos da Alemanha e do Brasil nas notícias. Além disso, pretende-se compreender quais são as implicações que a rotina redacional exerce sobre a o processo de seleção e produção dos conteúdos.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)