Busca avançada
Ano de início
Entree

Análise térmica de argilas de Canas (S.P) para uso em indústrias de cerâmica vermelha

Processo: 13/19226-9
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de janeiro de 2014
Data de Término da vigência: 30 de junho de 2014
Área de conhecimento:Engenharias - Engenharia Civil - Geotécnica
Pesquisador responsável:Auro Tanaka
Beneficiário:Endi Samba Luamba
Instituição Sede: Faculdade de Engenharia (FEG). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Guaratinguetá. Guaratinguetá , SP, Brasil
Assunto(s):Cerâmica vermelha   Argilas   Caracterização tecnológica de rochas   Análise térmica
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:análise de difração de raio x | Análise Térmica | Análise termogravimétrica | argilas | limite de plasticidade | Teor de umidade | Caracterização tecnológica de argilas.

Resumo

No presente estudo as amostras de argilas são coletadas na área de uma propriedade que fornece a argila para uma olaria no município de Canas (S.P.), e objetiva se avaliar a perda de água com mudança de fase da massa de uma argila no processo de queima na produção de cerâmica vermelha. A perda de água da argila com o aumento da temperatura até 750 graus centígrados e a mudança de fase a partir de 900 graus centígrados são muito relevantes, pois influem na retração (densidade de fissuras e/ou trincas e comportamento de resistência do produto cerâmico. O estudo do comportamento térmico de argilas é portanto, relevante uma vez que, o setor industrial de produção de cerâmica vermelha é em geral constituído por microempresas de gestão familiar e de processo de produção muito empírico e artesanal. Em suma, sem nenhuma agregação tecnológica no processo de queima do produto.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)