Busca avançada
Ano de início
Entree

Aplicação de análise térmica (termogravimétrica-atg e termodiferencial-atd) na caracterização de lodo de obtido em estações de tratamento d'água (ETA) e de esgoto (ETE)

Processo: 01/03888-5
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de julho de 2001
Vigência (Término): 31 de dezembro de 2002
Área do conhecimento:Engenharias - Engenharia Sanitária - Saneamento Ambiental
Pesquisador responsável:Silvio Rainho Teixeira
Beneficiário:Nair Rodrigues de Souza
Instituição-sede: Faculdade de Ciências e Tecnologia (FCT). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Presidente Prudente. Presidente Prudente , SP, Brasil
Assunto(s):Análise térmica   Tratamento de esgotos sanitários   Tratamento de águas residuárias   Lodo

Resumo

Este projeto visa a aplicação de análise térmica para caracterização de lodo, retirado da estação de tratamento d'água (ETA) da SABESP de Presidente Prudente-SP e da estação de tratamento de esgoto (ETE) de Penápolis-SP, para determinar a viabilidade de sua utilização como matéria prima pela indústria cerâmica. Este trabalho faz parte de um projeto mais amplo envolvendo vários pesquisadores e bolsistas de iniciação científica e os dados obtidos irão complementar os obtidos usando outras técnicas (físicas e químicas) de caracterização. A queima desses LODOS, ricos em argilas, na produção de peças cerâmicas (tijolos e/ou telhas) além do efeito bactericida, imobiliza os metais pesados que se transformam em óxidos estáveis. A análise térmica também fornecerá dados importantes para o processo de queima desse material durante a produção de peças cerâmicas. O aluno do curso de matemática usará os conhecimentos adquiridos no curso para analisar as curvas obtidas com duas técnicas: ATD e ATG (DTG). O laboratório de análise térmica (Projeto FAPESP 98/15488-8) é novo, tendo sido implantado no final do ano 2000, e possui equipamentos marca NETZSCH de última geração. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
S. R. TEIXEIRA; S. A. DE SOUZA; N. R. DE SOUZA; P. ALÉSSIO; G. T. A. SANTOS. Efeito da adição de lodo de estação de tratamento de água (ETA) nas propriedades de material cerâmico estrutural. Cerâmica, v. 52, n. 323, p. 215-220, Set. 2006.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.
Mapa da distribuição dos acessos desta página
Para ver o sumário de acessos desta página, clique aqui.