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Efeito de diferentes consequências na manutenção e generalização de correspondência no autorrelato em tarefa de leitura

Processo: 13/20604-8
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de janeiro de 2014
Data de Término da vigência: 31 de dezembro de 2014
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Psicologia - Psicologia Experimental
Pesquisador responsável:Camila Domeniconi
Beneficiário:Lívia Gabriela Campos Balog
Instituição Sede: Centro de Educação e Ciências Humanas (CECH). Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR). São Carlos , SP, Brasil
Assunto(s):Crianças   Ensino e aprendizagem
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:consequências diferenciais | crianças | ensino de correspondência | generalização | Manutenção | Comportamento Verbal

Resumo

Pesquisas experimentais têm procurado contribuir para ampliar o conhecimento sobre os fatores que podem influenciar a emissão de relatos verbais com correspondência entre o que se diz e o que se faz. A presente pesquisa objetiva verificar a eficácia de dois diferentes treinos de correspondência sobre a manutenção e generalização de emissão de relatos correspondentes sobre acertos e erros em tarefas de leitura, realizadas previamente à ocasião do relato. Participarão da pesquisa 12 crianças com desenvolvimento típico divididas em dois grupos. Cada um dos grupos será submetido a um procedimento de ensino diferente: seis crianças terão seus relatos correspondentes de acertos e erros sendo consequenciado por pontos (TC1) e seis crianças escutarão um reforçador social generalizado (TC2) após a emissão de relatos correspondentes de acertos e erros em tarefas de leitura. As crianças farão atividades no computador em uma sala experimental onde ela permanece sozinha e é monitorada a partir de um espelho bidirecional. Primeiramente elas deverão ler uma palavra impressa apresentada no centro da tela do computador e, em seguida, deverão selecionar o quadrado verde para relatar que a sua leitura foi correta ou vermelho para relatar leitura incorreta. O delineamento seguirá uma sequência ABA (A representa a condição de linha de base e B o treino de correspondência) em linha de base múltipla entre sujeitos de um mesmo grupo. Após o treino, a correspondência do autorrelato será testada em tarefas diferentes daquela ensinada (tarefas de matemática e música). Serão feitas medidas de follow up 30 e 60 dias após o término da última linha de base. (AU)

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