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Estudo comparativo do desempenho de veículos elétricos híbridos

Processo: 13/24566-3
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de março de 2014
Data de Término da vigência: 31 de agosto de 2014
Área de conhecimento:Engenharias - Engenharia Mecânica - Projetos de Máquinas
Pesquisador responsável:Decio Crisol Donha
Beneficiário:Renan Duarte Ribeiro dos Santos
Instituição Sede: Escola Politécnica (EP). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Sustentabilidade   Poluição   Veículos elétricos   Motores de combustão interna   Motores elétricos   Modelagem   Simulação numérica   Projeto mecânico   Estudo comparativo
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:desempenho de veículo automotivo | híbrido em série | poluição | Sustentabilidade | veículos automotivos | veículos elétricos híbridos | Modelagem e Controle

Resumo

Questões relativas à eficiência energética, proteção ao meio ambiente, e redução das reservas mundiais de combustíveis convencionais levaram muitas montadoras de automóveis a concentrarem esforços no desenvolvimento de tecnologias de propulsão veicular mais eficientes e, sobretudo menos poluentes. Neste cenário, os veículos elétrico-híbridos (VHs) ganharam especial destaque e passaram a ser considerados uma alternativa real aos veículos convencionais. Recentemente desenvolveu-se uma concepção inovadora de veículos, o que concede ainda mais suporte aos VHs como solução dos problemas energéticos do automobilismo, chamada Range Extended Electric Vehicle (REEV). É um novo conceito de veículo elétrico-híbrido similar a um plug-in, exceto pelo fato de que o motor à combustão não fornece potência diretamente às rodas, mas é usado como gerador para recarregar suas baterias. Assim, o acionamento das rodas é feito, exclusivamente, por um ou mais motores elétricos. A proposta deste trabalho é estudar as principais características dos REEVs, criando-se um modelo do sistema que permita simular a interação entre os motores elétricos e o motor à combustão interna (MCI), o gerador e as baterias. Paralelamente, busca-se estudar um VH em série, uma das configurações mais comuns. Pretende-se realizar simulações numéricas para verificar a eficiência energética dos veículos. Com o conhecimento obtido em cada estudo, vai-se comparar dados dos VHs em série e os emergentes REEVs.

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