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Práticas Culturais e formação de professores: estudo sobre as(os) estudantes do Curso de Pedagogia da Faculdade de Ciências e Letras de Araraquara/UNESP

Processo: 14/03914-6
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Programa Capacitação - Treinamento Técnico
Data de Início da vigência: 01 de abril de 2014
Data de Término da vigência: 31 de agosto de 2014
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Educação - Fundamentos da Educação
Pesquisador responsável:Vera Teresa Valdemarin
Beneficiário:Lucas Momesso Cervatti
Instituição Sede: Faculdade de Ciências e Letras (FCL). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Araraquara. Araraquara , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:13/15542-3 - Práticas culturais e formação de professores: estudo sobre as (os) estudantes do curso de pedagogia da Faculdade de Ciências e Letras de Araraquara, UNESP, AP.R
Assunto(s):Formação de professores   Práticas culturais   Cultura escolar   Filosofia da educação
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:cultura escolar | Curso de Pedagogia | formação de professores | Práticas culturais | Filosofia da Educação

Resumo

O projeto de pesquisa aqui proposto objetiva realizar um mapeamento das práticas culturais da(os) estudantes do Curso de Pedagogia da Faculdade de Ciências e Letras de Araraquara/UNESP, a fim de contribuir para a compreensão de elementos estruturantes do processo de formação de professores no estado de São Paulo. Entende-se que a caracterização socioeconômica dos estudantes - futuros professores - constitui base imprescindível para subsidiar a formulação de projetos formativos diferenciados que incidam nos processos de apropriação e ampliação de sua bagagem cultural, com vistas à melhoria da qualidade de ensino. O mapeamento será realizado a partir de: a) dados quantitativos socioeconômicos provenientes do Questionário da VUNESP; b) dados quantitativos descritores de práticas culturais, coletados por meio de instrumento específico; c) dados qualitativos obtidos por meio de entrevistas e d) dados qualitativos obtidos por meio de fontes produzidas pelos próprios estudantes. As análises daí resultantes deverão ser cotejadas com dados de âmbito nacional e relacionadas aos cursos de Pedagogia oferecidos pela UNESP. Tanto a produção quanto a interpretação dos dados apoiam-se, principalmente, nas proposições de Pierre Bourdieu sobre os sistemas de produção do gosto e consumo cultural, nas contribuições de Michel de Certeau sobre os processos de apropriação na construção do repertório cultural e nas potencialidades da práticas formalizadas na constituição da cultura escolar, seguindo as indicações de Azanha, Viñao Frago, Escolano e Roger Chartier, entre outros autores.

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