Busca avançada
Ano de início
Entree

O Projeto Logos II e a formação de professores leigos em Rondônia

Processo: 14/01638-1
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de maio de 2014
Data de Término da vigência: 31 de janeiro de 2016
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Educação
Pesquisador responsável:Arlete de Jesus Brito
Beneficiário:Cristiane Talita Gromann de Gouveia
Instituição Sede: Instituto de Biociências (IB). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Rio Claro. Rio Claro , SP, Brasil
Assunto(s):História da educação   Rondônia
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Formação de Professores Leigos | historia da educação | Rondônia | História da Educação

Resumo

Na década de 70 do século XX, foi implantado o Projeto Logos II em alguns estados do Brasil, com objetivo de formar professores leigos em regime emergencial, com habilitação em segundo grau para exercício do magistério. No estado de Rondônia (Extinto Território Federal de Rondônia), levantamentos preliminares apontam que o Projeto foi desenvolvido nas décadas de 80 e 90, nas cidades de Porto Velho, Ariquemes, Jaru, Ji-Paraná, Cacoal, Pimenta Bueno e Vilhena. O Logos II trabalhava com sistema modular, tinha um plano de atividades diversificado e flexível, no qual o aluno estabelecia seu próprio ritmo de aprendizagem sendo que os encontros com o orientador de ensino eram mensais, quando aconteciam também as aplicações de testes. Apesar de sua importância para a educação, naquele estado, não há pesquisas sobre a implantação e ações do Logos II na formação de professores do estado de Rondônia. Assim, o projeto de mestrado aqui delineado tem como objetivo geral elaborar uma história sobre a formação desses professores leigos no estado de Rondônia, que ocorreu por meio do Projeto Logos II. O presente projeto de mestrado situa-se na área da História da Educação, com ênfase na formação de professores e segue na historiografia a corrente "História Cultural" e a "Micro-História". Como fontes históricas serão consideradas as legislações, fichas de matrículas de alunos, históricos escolares, diplomas, diários, apostilas e fotos de alunos, além de entrevistas que serão realizadas com alunos, professores e coordenadores do referido Projeto Logos II. Como método analítico será utilizado à análise de conteúdos, que de acordo com Bardin apud Gil (2010, p.152), está dividida em três fases: Pré-análise; Exploração do material e Interpretação.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
GOUVEIA, Cristiane Talita Gromann de. O Projeto Logos II em Rondônia: a implantação do projeto-piloto e as mudanças em sua organização político-pedagógica. 2016. Dissertação de Mestrado - Universidade Estadual Paulista (Unesp). Instituto de Biociências. Rio Claro Rio Claro.