Busca avançada
Ano de início
Entree

As crenças transmitidas por escolas de negócios: um olhar sobre a FGV-EAESP e a Chicago Booth School of Business

Processo: 13/19448-1
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de maio de 2014
Data de Término da vigência: 30 de junho de 2016
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Sociologia - Outras Sociologias Específicas
Pesquisador responsável:Maria Aparecida Chaves Jardim
Beneficiário:Karine Dutra Rocha Viana
Instituição Sede: Faculdade de Ciências e Letras (FCL). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Araraquara. Araraquara , SP, Brasil
Bolsa(s) vinculada(s):15/01503-1 - A produção de crenças pelos profissionais do management norte-americano: um olhar sobre a Chicago Booth school of business, BE.EP.MS
Assunto(s):Administração de empresas   Escolas
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Administração | Chicago Booth School of Business | Crenças hegemônicas | Elites educacionais | Fgv-Eaesp | Sociologia das elites

Resumo

O objeto de pesquisa deste projeto consiste em analisar, a partir da sociologia relacional de Pierre Bourdieu, de que modo os discursos adotados pelas Escolas de Negócios (FGV-EAESP e Chicago Booth School of Business) contribuem para a consolidação de crenças dominantes no campo da Administração, e por qual motivo estes discursos são capazes de sensibilizar estudantes, majoritariamente provenientes de uma fração da elite do estado de São Paulo. Deste modo, busca-se trazer elementos das pesquisas empíricas desenvolvidas tanto no Brasil quanto nos EUA, de modo a estabelecer comparações principalmente entre os discursos e as crenças difundidas por estas Escolas. Assim, o estudo a ser apresentado pretende entender, para além da constatação de que tais instituições são formadas por agentes provenientes de uma elite educacional e econômica, situada principalmente no estado de São Paulo, em que medida a posição profissional e as redes das quais estes agentes participam são capazes de criar e difundir crenças hegemônicas tanto no âmbito dos mercados quanto na formulação de ideias e teorias científicas no campo da Administração e da Economia. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
VIANA, Karine Dutra Rocha. As crenças transmitidas por escolas de negócios: um olhar sobre a FGV-EAESP e a Chicago Booth School of Business. 2016. Dissertação de Mestrado - Universidade Estadual Paulista (Unesp). Faculdade de Ciências e Letras. Araraquara Araraquara.