Busca avançada
Ano de início
Entree


As crenças transmitidas por escolas de negócios: um olhar sobre a FGV-EAESP e a Chicago Booth School of Business

Texto completo
Autor(es):
Karine Dutra Rocha Viana
Número total de Autores: 1
Tipo de documento: Dissertação de Mestrado
Imprenta: Araraquara. 2016-06-22.
Instituição: Universidade Estadual Paulista (Unesp). Faculdade de Ciências e Letras. Araraquara
Data de defesa:
Orientador: Maria Aparecida Chaves Jardim
Resumo

O objeto de pesquisa desta dissertação consiste em analisar, a partir da sociologia relacional de Pierre Bourdieu, como os discursos adotados pelas Escolas de Negócios (FGV-EAESP e Chicago Booth School of Business) contribuem para a consolidação de crenças dominantes no campo da Administração, e por qual motivo estes discursos são capazes de sensibilizar estudantes, majoritariamente provenientes de uma fração da elite do estado de São Paulo. Deste modo, busco trazer elementos das pesquisas empíricas desenvolvidas tanto no Brasil quanto nos EUA, de modo a estabelecer comparações principalmente entre os discursos e as crenças difundidas por estas Escolas. Assim, o estudo ora apresentado aponta que, para além da constatação de que tais instituições são formadas por agentes provenientes de uma elite educacional e econômica, situada principalmente no estado de São Paulo, é preciso considerar em que medida a posição profissional e as redes das quais estes agentes participam são capazes de criar e difundir crenças hegemônicas tanto no âmbito dos mercados quanto na formulação de ideias e teorias científicas no campo da Administração e da Economia. (AU)

Processo FAPESP: 13/19448-1 - As crenças transmitidas por escolas de negócios: um olhar sobre a FGV-EAESP e a Chicago Booth School of Business
Beneficiário:Karine Dutra Rocha Viana
Modalidade de apoio: Bolsas no Brasil - Mestrado