Busca avançada
Ano de início
Entree

Identificação de linhas no espectro solar

Processo: 14/00502-9
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de abril de 2014
Vigência (Término): 28 de fevereiro de 2015
Área do conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Astronomia - Astrofísica Estelar
Pesquisador responsável:Lucimara Pires Martins
Beneficiário:Jessica Reis Kitamura
Instituição-sede: Centro de Ciências Exatas e Tecnológicas. Universidade Cruzeiro do Sul (UNICSUL). São Paulo , SP, Brasil

Resumo

Espectros estelares sintéticos são amplamente usados em diversas aplicações em astronomia, tanto para determinar parâmetros atmosféricos de espectros estelares observados quanto como ingredientes para o estudo de populações estelares de galáxias. Um dos parâmetros de entrada para os códigos de síntese espectral que geram esses espectros são as listas de linhas atômicas e moleculares, que contém os parâmetros atômicos de linhas de absorção que deveriam aparecer nesses espectros. Embora as listas atuais contenham milhões de linhas, uma fração muito pequena é realmente medida em laboratório. A consequência é que para muitas dessas linhas os erros nos parâmetros atômicos podem chegar a 200%. Além disso, não conhecemos todas as linhas que aparecem nas estrelas. Mesmo para o Sol, nossa estrela mais próxima e estudada, os espectros sintéticos ainda têm muitas linhas faltantes. Dessa forma, os espectros sintéticos ainda estão muito longe de reproduzir com precisão os espectros observados das estrelas. A necessidade de melhorar as listas de linhas utilizadas para gerar espectros estelares sintéticos se faz absolutamente urgente, dado que os telescópios modernos estão produzindo espectros observados de estrelas com cada vez mais qualidade, sem que a ferramenta para analisá-los seja adequada. Neste trabalho vamos desenvolver uma cuidadosa estratégia para comparar o espectro sintético e observado do Sol para tentar identificar e quantificar as linhas ainda desconhecidas nos modelos. Nós ainda tentaremos identificar linhas com grande erro nos parâmetros atômicos como por exemplo, linhas em que o comprimento de onda central está errado. Com isso poderemos disponibilizar para a comunidade uma lista de linhas atômicas mais precisa para a utilização em códigos de síntese espectral.

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
KITAMURA, JESSICA R.; MARTINS, LUCIMARA P.; COELHO, PAULA. A study on missing lines in the synthetic solar spectrum near the Ca triplet. Astronomy & Astrophysics, v. 600, APR 2017. Citações Web of Science: 0.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.