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O improviso na Educação musical: da prática à teoria

Processo: 13/22140-9
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de maio de 2014
Data de Término da vigência: 31 de dezembro de 2014
Área de conhecimento:Linguística, Letras e Artes - Artes - Música
Pesquisador responsável:Graziela Bortz
Beneficiário:Fabio Martins de Almeida
Instituição Sede: Instituto de Artes (IA). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de São Paulo. São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Educação musical   Material didático   Teoria musical
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Educação Musical | Improviso | teoria schenkeriana | Educação Musical

Resumo

O objetivo deste projeto é fazer uma pesquisa focada na literatura musical existente sobre o improviso e nos fundamentos teórico/estruturais que o embasam. Como resultado, esperamos produzir um extenso grupo de exercícios práticos, voltados à percepção e criação musicais e baseados nos princípios analisados que mais se afinem com uma visão construtivista do tema. Esperamos que esses exercícios possam ser úteis como material didático e pedagógico para o aprendizado e o ensino do improviso, essa poderosa, mas negligenciada, ferramenta da Educação Musical.

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