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Ambientes comerciais e a influência do design visual

Processo: 14/02429-7
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de junho de 2014
Data de Término da vigência: 31 de maio de 2016
Área de conhecimento:Ciências Sociais Aplicadas - Arquitetura e Urbanismo - Projeto de Arquitetura e Urbanismo
Acordo de Cooperação: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)
Pesquisador responsável:Carlos Roberto Zibel Costa
Beneficiário:Karine Petry de Aguiar
Instituição Sede: Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Design   Comércio   Shopping centers   Paisagem urbana   Merchandising
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:ambientes comerciais | arquitetura | Design | Design e Arquitetura

Resumo

O comércio foi uma das razões que impulsionaram os amplos investimentos em infraestrutura e desenvolvimento dos meios de transporte, com o intuito de facilitar o deslocamento por grandes distâncias. Além de influenciar diretamente o surgimento dos contratos mercantis, das instituições financeiras e da moeda. O comércio, na forma como conhecemos hoje, teve início com o escambo, que ocorria em feiras itinerantes. Com o tempo, houve a necessidade de se estabelecer um local fixo onde fossem promovidas tais trocas. Com isso, surgiram os primeiros armazéns de secos e molhados, que propiciaram a base para a arquitetura comercial. A pouca relevância dada a este tipo de arquitetura, bem como a influência clara do comércio na paisagem urbana da cidade, foram os impulsos necessários para este projeto. Os ambientes comerciais são a estética dos espaços urbanos e, muitas vezes, são projetados sem a devida preocupação em conciliar a arquitetura com a identidade visual da marca comercializada neste espaço. A dificuldade em se produzir uma arquitetura de qualidade, no que se refere principalmente aos shopping centers, acaba por gerar empreendimentos que pouco, ou nada, se relacionam com entorno urbano. Tais fatos configuram a importância da arquitetura comercial, tanto no contexto da economia, como próprio elemento estruturador da paisagem urbana. Fica clara a necessidade em se conhecer ferramentas de design visual, como o merchandising visual, para projetar ambientes que se comuniquem melhor com os consumidores e com a cidade. (AU)

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Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
AGUIAR, Karine Petry de. Ambientes comerciais e a influência do design visual. 2016. Dissertação de Mestrado - Universidade de São Paulo (USP). Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU/SBI) São Paulo.