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A redação no ENEM e a redação no 3º ano do ensino médio: efeitos retroativos nas práticas de ensino da escrita

Processo: 14/00105-0
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de maio de 2014
Data de Término da vigência: 31 de maio de 2015
Área de conhecimento:Linguística, Letras e Artes - Linguística - Linguística Aplicada
Pesquisador responsável:Matilde Virginia Ricardi Scaramucci
Beneficiário:Monica Panigassi Vicentini
Instituição Sede: Instituto de Estudos da Linguagem (IEL). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):Avaliação da educação   Programas de ensino médio   Redação   Ensino médio
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:efeito retroativo | Enem | redação | Avaliação

Resumo

O presente projeto de pesquisa propõe investigar o fenômeno denominado efeito retroativo - ou a influência ou impacto que as avaliações podem exercer nas práticas e atitudes de professores, alunos, em materiais didáticos, entre outros - no contexto do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). Mais especificamente, busca-se entender se a prova de redação do ENEM exerce algum tipo de efeito retroativo, bem como investigar sua natureza, em aulas de redação de duas turmas do terceiro ano do Ensino Médio de duas escolas da região de Campinas. Para a efetivação desta pesquisa, propõe-se uma análise qualitativa de cunho etnográfico, que procurará triangular os dados coletados das entrevistas e questionários e as anotações e gravações feitas durante observações nas salas de aula. (AU)

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Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
VICENTINI, Monica Panigassi. A redação no ENEM e a redação no 3º ano do ensino médio: efeitos retroativos nas práticas de ensino da escrita. 2015. Dissertação de Mestrado - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Estudos da Linguagem Campinas, SP.