Busca avançada
Ano de início
Entree

O autoconceito de crianças com epilepsia

Processo: 14/02728-4
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de junho de 2014
Vigência (Término): 31 de maio de 2015
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Fisioterapia e Terapia Ocupacional
Pesquisador responsável:Luzia Iara Pfeifer
Beneficiário:Flora Lopes Scatolini
Instituição-sede: Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP). Universidade de São Paulo (USP). Ribeirão Preto , SP, Brasil
Assunto(s):Epilepsia   Autoconceito   Autoavaliação   Terapia ocupacional

Resumo

Considerando o ponto de vista do paciente, o diagnóstico de epilepsia pode acarretar mudanças na auto percepção, decorrente de comorbidades como problemas de aprendizagem e comportamento, bem como por atitudes superprotetoras por parte dos pais, falta de motivação acadêmica, baixa frequência e baixa autoestima. O autoconceito é um mecanismo autoavaliativo, pois se refere à avaliação que o indivíduo faz de si, em diferentes áreas de atuação, e à apreciação em relação a si mesmo. O presente estudo tem como objetivo avaliar o autoconceito de crianças com epilepsia, subdividindo-o em áreas como status intelectual e acadêmico, comportamento, ansiedade, aparência, popularidade e satisfação, e verificar se há, e quais são as diferenças entre estas e as crianças de desenvolvimento típico em relação a seu autoconceito. Este será um estudo aplicado, não experimental, transversal de caráter quali-quantitativo e descritivo. Participarão da pesquisa 80 crianças divididas em dois grupos: Grupo 1 será composto por 40 crianças com diagnóstico de epilepsia com idade entre 8 e 14 anos de ambos os sexos e o Grupo 2 será composto por 40 crianças de desenvolvimento típico a ser organizado de modo comparado ao grupo 1. Será aplicado o instrumento de avaliação traduzido e adaptado Escala Infantil Piers-Harris de Autoconceito, juntamente a um formulário de caracterização do sujeito. Serão utilizados testes não-paramétricos para analisar os dados. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
SCATOLINI, FLORA LOPES; ZANNI, KARINA PICCIN; PFEIFER, LUZIA IARA. The influence of epilepsy on children's perception of self-concept. Epilepsy & Behavior, v. 69, p. 75-79, APR 2017. Citações Web of Science: 1.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.