Busca avançada
Ano de início
Entree

Tixoconformação de ligas de titânio: aplicação aos sistemas Ti-Cu, Ti-Fe e Ti-Co

Processo: 13/24786-3
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de junho de 2014
Vigência (Término): 31 de agosto de 2018
Área do conhecimento:Engenharias - Engenharia de Materiais e Metalúrgica - Metalurgia Física
Convênio/Acordo: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)
Pesquisador responsável:Rubens Caram Junior
Beneficiário:Kaio Niitsu Campo
Instituição-sede: Faculdade de Engenharia Mecânica (FEM). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Bolsa(s) vinculada(s):17/07040-9 - Observação in situ de ligas de Ti no estado semissólido via microscopia confocal de varredura a laser, BE.EP.DR
Assunto(s):Tixoconformação   Titânio

Resumo

O uso do titânio e suas ligas como material estrutural tem crescido de forma constante nos últimos anos, o que se deve a interessante combinação de propriedades mecânicas, químicas, físicas e biomédicas desse metal. O aumento mais intenso do consumo de titânio pela indústria é fortemente limitado pelo seu alto custo, que está relacionado não apenas às dificuldades de seu refino, mas principalmente ao elevado custo de processamento. O processamento do titânio visando a obtenção de geometrias específicas é uma tarefa de alta complexidade e em muito eleva o custo do produto final. Uma abordagem bastante inovadora é a conformação de ligas de titânio empregando-se a técnica de tixoconformação. O objetivo do presente projeto de pesquisa é examinar a tixoconformabilidade de ligas nos sistemas Ti-Cu, Ti-Fe e Ti-Co. Tal objetivo será alcançado por meio da: (a) avaliação dos sistemas Ti-Cu, Ti-Fe e Ti-Co e seleção de composições com potencial de serem tixoconformadas; (b) produção das ligas selecionadas e avaliação experimental de temperaturas de trabalho; (c) avaliação morfológica no estado semi-sólido; (d) avaliação do comportamento viscoso e finalmente, (e) avaliação do comportamento mecânico do material tixoconformado. As amostras serão produzidas por fusão a arco voltaico, processadas em equipamento composto por câmara em aço inoxidável que opera sob atmosfera inerte. No interior dessa câmara, as amostras serão aquecidas por meio de indução eletromagnética. A caracterização das amostras envolverá técnicas de análise térmica, difração de raios-X, de microscopia óptica e eletrônica e de ensaios mecânicos. Ao final do desenvolvimento dessa pesquisa será possível diagnosticar a viabilidade da tixoconformação de ligas de titânio. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
CAMPO, KAIO NIITSU; DE FREITAS, CABO CHAUSSE; MOON, SUK-CHUN; DIPPENAAR, RIAN; CARAM, RUBENS. In-situ microstructural observation of Ti-Cu alloys for semi-solid processing. MATERIALS CHARACTERIZATION, v. 145, p. 10-19, NOV 2018. Citações Web of Science: 1.
CAMPO, K. N.; LOPES, E. S. N.; PARRISH, C. J.; CARAM, R. Rapid quenching of semisolid Ti-Cu alloys: Insights into globular microstructure formation and coarsening. ACTA MATERIALIA, v. 139, p. 86-95, OCT 15 2017. Citações Web of Science: 6.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.