Busca avançada
Ano de início
Entree

Experiência dos diretores e desempenho dos alunos: uma comparação entre gestores escolares dos Estados Unidos e do Brasil

Processo: 14/08895-0
Modalidade de apoio:Bolsas no Exterior - Estágio de Pesquisa - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de setembro de 2014
Data de Término da vigência: 31 de janeiro de 2015
Área de conhecimento:Ciências Sociais Aplicadas - Economia - Economia do Bem-estar Social
Pesquisador responsável:Elaine Toldo Pazello
Beneficiário:Jéssica Gagete Miranda
Supervisor: Marcos A. Rangel
Instituição Sede: Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade de Ribeirão Preto (FEARP). Universidade de São Paulo (USP). Ribeirão Preto , SP, Brasil
Instituição Anfitriã: Duke University, Estados Unidos  
Vinculado à bolsa:13/20768-0 - Rotatividade de Diretores e Desempenho da Escola, BP.MS
Assunto(s):Educação   Economia da educação
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Educação | experiência dos diretores | Economia da educação

Resumo

Apesar de alguns progressos recentes em nossa compreensão da importância dos diretores para a aprendizagem dos alunos nas escolas públicas, ainda há muito a se explorar nessa área. O presente estudo visa preencher essa lacuna, concentrando-se no impacto da experiência de um diretor sobre o desempenho dos alunos, considerando tanto a experiência gerencial geral do diretor quanto sua experiência específica em cada escola. Será realizada uma análise comparativa, utilizando dados de dois sistemas escolares muito distintos - um do estado de São Paulo, Brasil, e outro da Carolina do Norte, EUA. Serão estimados modelos de valor agregado, visando explorar a rica informação longitudinal sobre os estudantes e diretores, permitindo o controle para características não observáveis invariantes no tempo. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)