Busca avançada
Ano de início
Entree

A religião como representação na Filosofia de Hegel

Processo: 14/04439-0
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de junho de 2014
Data de Término da vigência: 31 de março de 2016
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Filosofia
Acordo de Cooperação: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)
Pesquisador responsável:Marco Aurélio Werle
Beneficiário:Raphael Feliciano Almeida
Instituição Sede: Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Filosofia da religião   Filósofos   Alemães
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:espirito absoluto | Hegel | religião | representação | Estética e filosofia da religião

Resumo

Dada a complexidade e as diferenças de abordagem sobre o tema da religião da Filosofia de Hegel, tentaremos com essa pesquisa esclarecer alguns pontos principais sobre o funcionamento da religião dentro do pensamento hegeliano. Pretendemos começar com a noção de representação, uma vez que ela é tida como o elemento pelo qual a religião se manifesta no/para o espírito. Somos levados a crer, por algumas passagens de seus textos, que podemos ter duas interpretações sobre a natureza da representação: uma em um sentido mais estrito, que diria respeito a uma figura do espírito teórico subjetivo, analisada na Enciclopédia das Ciências Filosóficas, na Filosofia do Espírito, e em um sentido mais amplo, exposto nas Preleções Sobre a Filosofia da Religião, que não diria respeito somente a uma forma do conhecimento teórico, mas em um bloqueio na forma de exposição do espírito. Analisaremos se de fato é viável fazer esse tipo de interpretação dual, e esperamos que o estudo sobre essa noção nos habilite a compreender melhor outros temas caros à Filosofia da religião em Hegel, notadamente o saber imediato do absoluto, a fé e as provas da existência de Deus. Acreditamos que somente assim poderemos ter uma visão mais clara sobre o que significa a religião no sistema hegeliano e o que a distingue exatamente das outras formas do espírito absoluto: a Arte e a Filosofia. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
ALMEIDA, Raphael Feliciano. A religião como representação na filosofia de Hegel: os manuscritos de 1821. 2017. Dissertação de Mestrado - Universidade de São Paulo (USP). Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH/SBD) São Paulo.