Busca avançada
Ano de início
Entree

Do outro lado da cerca: Experiências com imagens, infância e educação. Reflexões e olhares para o Desenvolvimento Infantil a partir de produções imagéticas de professores e crianças.

Processo: 14/10833-2
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Programa Capacitação - Treinamento Técnico
Data de Início da vigência: 01 de junho de 2014
Data de Término da vigência: 31 de março de 2016
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Educação - Fundamentos da Educação
Pesquisador responsável:César Donizetti Pereira Leite
Beneficiário:Noemi Guimarães Rosales
Instituição Sede: Instituto de Biociências (IB). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Rio Claro. Rio Claro , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:14/02309-1 - Do outro lado da cerca: experiências com imagens, infância e educação. Reflexões e olhares para o desenvolvimento infantil a partir de produções imagéticas de professores e crianças, AP.R
Assunto(s):Educação infantil   Experiências   Desenvolvimento humano   Infância   Cinema
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:cinema | desenvolvimento humano | Educação Infantil | Experiência | Infancia | Produção de imagens | Educação Infantil, Infância, Imagem

Resumo

O presente estudo se constitui como um desdobramento de 3 projetos de pesquisa. Nestes referidos projetos temos refletido sobre o poder da imagem e do cinema nos processos de produção de subjetividade no universo escolar. Na mesma perspectiva temos desenvolvido um projeto de extensão junto a professores de creche (4 meses a 3 anos) a partir da potência da imagem e do cinema na formação dos professores. Constituindo como um desdobramento destas atividades (os quarto projetos de pesquisa e o projeto de extensão) este projeto, que agora propomos, tem como objetivo refletir sobre as possibilidades que as imagens e as produções imagéticas de crianças e professores/monitores, no contexto das práticas educativas, oferecem para refletir acerca do desenvolvimento das crianças e das práticas educativas do professor. Tomamos como pressupostos teóricos autores como W. Benjamin, G. Agamben, G.Deleuze e Michel Foucault. O trabalho usará como metodologia de pesquisa o que temos chamado e apresentado como "pesquisa como experiência".

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)