Busca avançada
Ano de início
Entree

Avaliação do risco benefício do uso de Omeprazol: uma revisão sistemática

Processo: 14/03468-6
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de julho de 2014
Data de Término da vigência: 30 de junho de 2015
Área de conhecimento:Ciências da Saúde - Farmácia
Pesquisador responsável:Patricia de Carvalho Mastroianni
Beneficiário:Stephania Furlanetto Mieli
Instituição Sede: Faculdade de Ciências Farmacêuticas (FCFAR). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Araraquara. Araraquara , SP, Brasil
Assunto(s):Farmacovigilância   Omeprazol   Revisão sistemática   Toxicidade de drogas   Sistemas de notificação de reações adversas a medicamentos
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Farmacovigilância | Omeprazol | Revisão | sistemas de notificação de reações adversas a medicamentos | Toxicidade de Drogas | Farmacovigilância

Resumo

Introdução: os inibidores de bomba de prótons, como o omeprazol, são amplamente administrados e são na maioria das vezes eficazes e seguros, no entanto estudos revelam que existem eventos adversos relacionados ao uso deste medicamento que pode comprometer a segurança do paciente. Objetivo: este estudo tem como objetivo identificar os estudos originais que avaliaram o uso de omeprazol a fim de conhecer os desfechos clínicos (eventos adversos identificados e a efetividade do tratamento). Métodos: será realizada uma revisão sistemática nas bases de dados PUBMED, SCOPUS, PAHO, LILACS, SCIELO, EMBASE e EBSCO com estudos publicados até maio de 2014. A estratégia de busca será baseada no modelo The PRISMA Statement por meio da utilização de descritores científicos e por busca manual, identificando os estudos originais publicados que avaliaram os eventos adversos e a efetividade do uso omeprazol, segundo a indicação terapêutica. Serão avaliados os aspectos: tempo de tratamento, indicação, eventos adversos, delineamento do estudo e após a leitura flutuante dos artigos pré-selecionados, serão identificadas e incluídas outras variáveis de interesse. Forma de análise dos resultados. Serão descritos os eventos adversos e a efetividade do uso de omeprazol, segundo as variáreis analisadas. Pretende-se conhecer os fatores de risco e proteção para o uso de omeprazol, considerando a indicação de uso, uso não indicado na bula (off-label) e o tempo de tratamento. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
DAGLI-HERNANDEZ, CAROLINA; LUCCHETTA, ROSA CAMILA; DE NADAI, TALES RUBENS; FERNANDEZ GALDUROZ, JOSE CARLOS; MASTROIANNI, PATRICIA DE CARVALHO. Self-perception of knowledge and adherence reflecting the effectiveness of antiretroviral therapy. PATIENT PREFERENCE AND ADHERENCE, v. 10, p. 1787-1793, . (14/03468-6)
VARALLO, FABIANA ROSSI; DE NADAI, TALES RUBENS; ALVES DE OLIVEIRA, ALICE ROSA; MASTROIANNI, PATRICIA DE CARVALHO. Potential Adverse Drug Events and Nephrotoxicity Related to Prophylaxis With Omeprazole for Digestive Disorders: A Prospective Cohort Study. CLINICAL THERAPEUTICS, v. 40, n. 6, p. 973-982, . (13/12681-2, 14/03468-6)
FORGERINI, MARCELA; MIELI, STEPHANIA; MASTROIANNI, PATRICIA DE CARVALHO. Safety assessment of omeprazole use: a review. São Paulo Medical Journal, v. 136, n. 6, p. 557-570, . (14/03468-6, 13/12681-2)