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Estudo da influência da música na melhoria de sintomas depressivos e declínio cognitivo em idosos institucionalizados

Processo: 14/00118-4
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de agosto de 2014
Data de Término da vigência: 31 de julho de 2015
Área de conhecimento:Ciências da Saúde - Fisioterapia e Terapia Ocupacional
Pesquisador responsável:Edvaldo Soares
Beneficiário:Fernanda Gomez de Moura
Instituição Sede: Faculdade de Filosofia e Ciências (FFC). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Marília. Marília , SP, Brasil
Assunto(s):Geriatria   Depressão   Música   Entrevista   Delineamento experimental   Análise quantitativa
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:declínio cognitivo | depressão | idoso institucionalizado | música | Gerontologia

Resumo

Em populações idosas residentes em instituições de longa permanência (ILP), ocorre prevalência de altos índices de depressão (DP); declínio cognitivo (DC) e déficit funcional (DF). Objetivo: Estudar o efeito da música como recurso terapêutico e preventivo à sintomatologia para DP e ao DC em idosos institucionalizados. Métodos e Procedimentos: Métodos e procedimentos: esta pesquisa será desenvolvida a partir de delineamento experimental entre grupos, com abordagem quantitativa e qualitativa. Serão sujeitos da pesquisa 24 idosos institucionalizados, de ambos os sexos. Após a seleção dos sujeitos será definida linha de base a partir de entrevista inicial, na qual serão aplicados Formulário de Coleta de Dados Sócio-Demográfico; Medicação, conforme critérios da Anatomical Therapeutic Chemical Code (ATC) e os instrumentos: 1) Mini Exame de Estado Mental (MEEM); 2) Escala de Depressão Geriátrica (GDS 15); 3) Escala de Fragilidade de Edmonton (EFS). Os resultados do MEEM e da GDS serão tomados como variáveis dependentes: VD1 = índice de sintomatologia para DP e, VD2 = índice de indicativo de DC. Após a seleção e aplicação inicial dos instrumentos, os sujeitos serão divididos em três grupos (G1, G2, G3). O estudo será desenvolvido em três fases: Fase 1: aplicação das atividades de música ao G1 (n = 8), durante período de dois meses. Fase 2: aplicação das atividades de música ao G1 + G2 (n = 16) durante período de dois meses. Fase 3: aplicação das atividades de música ao G1 + G2 + G3 (n = 24) durante período de dois meses e, b) avaliação, ao final do período, mediante GDS-15 e MEEM dos grupos G1, G2 e G3. Os dados quantitativos relativos aos testes serão lançados em banco de dados SPSS e, a partir deles será avaliada a interferência ou não das atividades desenvolvidas em termos de: a) desempenho cognitivo/DC e, b) sintomatologia para DP. Os dados qualitativos serão descritos e utilizados na interpretação de dados quantitativos.

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