Busca avançada
Ano de início
Entree

Desenvolvimento de ambiente de aprendizagem na plataforma Moodle para a formação de tutores para o jogo Bom Burger

Processo: 14/02193-3
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de agosto de 2014
Data de Término da vigência: 31 de julho de 2015
Área de conhecimento:Engenharias - Engenharia de Produção
Pesquisador responsável:José de Souza Rodrigues
Beneficiário:Mariana de Toledo Marinho
Instituição Sede: Faculdade de Engenharia (FE). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Bauru. Bauru , SP, Brasil
Assunto(s):Empreendedorismo   Educação a distância   Ensino e aprendizagem   Plataforma (computação)   Ambiente virtual de aprendizagem   Jogos educativos   Inquéritos e questionários
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Bom Burguer | Ead | Empreendedorismo | escola pública | moodle | Tic | Empreendedorismo

Resumo

Experiências anteriores, realizadas na Faculdade de Engenharia de Bauru, de capacitação de professores da rede pública de ensino para serem tutores do Jogo de Empresas Bom Burguer mostraram que o uso da informática, de forma pontual, e os conteúdos relacionados ao empreendedorismo, de forma generalizada, são fatores limitantes para a capacitação destes. Desta forma, este projeto objetiva desenvolver um ambiente de Educação à Distância (EaD) no Moodle para a formação de tutores, tendo como foco empreendedorismo. Ambos, ambiente EaD e Jogos de Empresas, são de apoio e mediação do processo ensino aprendizagem. O EaD permite que professores e alunos interajam mesmo estando fisicamente distantes, o desenvolvimento de conteúdos e atividades utilizando recursos audiovisuais e a distribuição e uso de conteúdos de forma mais adaptável ao usuário. O jogo simula um ambiente organizacional, permitindo que seja vivenciado o processo de gerir uma empresa, gerando a demanda por conteúdos de empreendedorismo (motivador do aprender). O ambiente a ser criado terá atividades como desafios, vídeos, notícias e textos. Também serão analisados os dados armazenados no banco de dados do Bom Burguer e questionários aplicados. Um teste será feito de forma presencial utilizando a técnica de observação e análise de percepção dos usuários para validar o ambiente. Assim, espera-se que o ambiente criado com este projeto facilite o processo ensino-aprendizagem de empreendedorismo com o jogo Bom Burguer em escolas públicas.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)