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Desenhando a paz: análise de discursos de ex-crianças soldado em situação de pós-conflito

Processo: 14/07542-6
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de julho de 2014
Data de Término da vigência: 30 de junho de 2015
Área de conhecimento:Linguística, Letras e Artes - Linguística - Teoria e Análise Lingüística
Pesquisador responsável:Elizabete Sanches Rocha
Beneficiário:Eliza Martinelli
Instituição Sede: Faculdade de Ciências Humanas e Sociais (FCHS). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Franca. Franca , SP, Brasil
Assunto(s):Identidade social   Conflitos armados   Crianças   Relatos de casos   Análise do discurso   Análise linguística   Teorias linguísticas
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Análise De Discurso | Crianças-soldado | Peace Studies | Pós-conflito | Programas de DDR | Análise de Discurso

Resumo

A finalidade da presente pesquisa será aprofundar as discussões acerca do tema das crianças soldado, articulando diversos elementos da construção identitária dos jovens no momento do pós-conflito, ou seja, as ex-crianças soldado, quando reinseridas ao meio social, possuem certos desejos e anseios que, muitas vezes, não são respondidos pelo programa de DDR das Nações Unidas. Assim, o que se pretende com o atual projeto é analisar os vácuos existentes entre as práticas do programa de DDR, voltado para ex-crianças soldado, e as reais necessidades que as mesmas apresentam ao retornarem à comunidade, tendo como base a perspectiva teórica dos Peace Studies. Por meio de tal abordagem será possível contribuir para o melhor entendimento de práticas que possam favorecer a reconstrução identitária das crianças e auxiliá-las na transição do ambiente militar para o civil, ao aproximar a comunidade local no processo de reintegração. Desse modo, a Análise de Discurso será o alicerce fundamental para analisar com acuidade os depoimentos das ex-crianças soldado, enunciados que traduzem as expectativas e aspirações das crianças ao retornarem à vida civil. A pesquisa, portanto, relacionará duas perspectivas teóricas que abrangem o campo das Relações Internacionais: Peace Studies e a Análise de Discurso, de modo que englobem o tema das crianças soldado em situação de pós-conflito, pois o desafio presente consiste em articular de maneira mais ampla e conexa a construção identitária das ex-crianças soldado quando retornam ao ambiente social, além de colaborar para o aprofundamento do campo de pesquisa e estudo na área correspondente.

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