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Análise sensorial: terminologia, desenvolvimento e treinamento de painelistas para avaliação de produtos cosméticos

Processo: 13/08606-5
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de agosto de 2014
Data de Término da vigência: 31 de julho de 2015
Área de conhecimento:Ciências da Saúde - Farmácia
Acordo de Cooperação: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)
Pesquisador responsável:Pedro Alves da Rocha Filho
Beneficiário:Gisely Spósito Vieira
Instituição Sede: Faculdade de Ciências Farmacêuticas de Ribeirão Preto (FCFRP). Universidade de São Paulo (USP). Ribeirão Preto , SP, Brasil
Assunto(s):Tecnologia de cosméticos   Cosméticos   Terminologia   Análise sensorial
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Análise sensorial | Claims | Padrões | Produtos cosméticos | Terminologia | Tecnologia de Cosméticos

Resumo

Toda empresa deve avaliar a satisfação relacionada aos seus produtos e serviços com regularidade, pois a chave para reter clientes está em satisfazê-los. A análise sensorial é um método científico utilizado para mensurar, analisar e interpretar reações relacionadas às características de alimentos e outros produtos tais como são percebidas através dos sentidos. A função da análise sensorial é fornecer informações válidas e confiáveis para as áreas de pesquisa e desenvolvimento, produção e marketing a fim de que a administração da indústria tome decisões de negócios baseadas nas propriedades sensoriais percebidas nos produtos. O objetivo final de qualquer programa sensorial é encontrar o método mais eficiente e com melhor relação custo-benefício para obter informações sensoriais, informações estas necessárias para otimizar o desenvolvimento de novos produtos. Este projeto propõe o desenvolvimento de análise sensorial definindo a terminologia adequada, elaboração de padrões, treinamento de painelistas e aplicação da metodologia definida. Especificamente, estes objetivos podem ser divididos em: 1) definir propriedades a serem avaliadas conforme categoria de produto cosmético, selecionar amostras - matérias primas e produtos comerciais de referência, bem como o desenvolvimento de uma escala, ambos embasados em propriedades físico-químicas; 2) realizar avaliações sensoriais com voluntários saudáveis para entender o nível de percepção do mercado consumidor frente a matérias primas variadas e em diversas concentrações. Aos voluntários será oferecido treinamento quanto ao vocabulário (definições da análise sensorial) para validação de suas opiniões; 3) identificar se o consumidor consegue notar sensorialmente, quando em contato com o produto sem rótulo, o claim então utilizado pela indústria. O estudo busca sugerir tendências comportamentais e de preferência, não tendo a pretensão de estabelecer generalizações sobre o mercado brasileiro como um todo. (AU)

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Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
VIEIRA, Gisely Spósito. Análise sensorial: terminologia, desenvolvimento de padrões e treinamento de painelistas para avaliação de produtos cosméticos. 2015. Dissertação de Mestrado - Universidade de São Paulo (USP). Faculdade de Ciências Farmacêuticas de Ribeirão Preto (PCARP/BC) Ribeirão Preto.