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Formação de professores e experiência estética: representações de resiliência em famílias não convencionais no cinema

Processo: 14/04983-1
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Doutorado
Data de Início da vigência: 01 de junho de 2014
Data de Término da vigência: 12 de abril de 2015
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Educação - Tópicos Específicos de Educação
Acordo de Cooperação: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)
Pesquisador responsável:Renata Maria Coimbra Libório
Beneficiário:Isaias Batista de Oliveira Júnior
Instituição Sede: Faculdade de Ciências e Tecnologia (FCT). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Presidente Prudente. Presidente Prudente , SP, Brasil
Assunto(s):Cinema   Educação continuada   Resiliência psicológica   Família
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:cinema | Experiência estética | Famílias Não-Convencionais | formação continuada | resiliência | Resiliência em Famílias não convencionais

Resumo

Esta pesquisa tem como objeto de estudo uma proposta de intervenção em formação continuada com profissionais da educação sobre processos de resiliência em famílias organizadas por modelos não convencionais. Temos como objetivo elaborar, aplicar e avaliar uma proposta de formação continuada junto a trinta educadores/as, dentre os quais diretores/as, pedagogos/as e professores/as, de seis unidades escolares a serem selecionadas, do Município de Presidente Prudente - SP, do primeiro ao quinto ano, da rede pública de ensino. A intervenção visa problematizar a realidade destas famílias através da experiência estética propiciada pelo cinema em obras que as representem com processos de resiliência. Inicialmente utilizaremos instrumentos como pré-teste, englobando um questionário estruturado a fim de averiguar percepções, valores e representações sociais de família e uma entrevista do genograma no intuito de representar as famílias dos/as participantes. Em seguida será ofertado um curso de formação continuada para aqueles/as que aderirem à proposta, cujo conteúdo e dinâmica se centrarão na projeção de filmes que representem famílias não convencionais, com indicadores de resiliência familiar e subsequente debate acerca deles. Ao final do curso de formação, serão aplicados novamente os instrumentos no pós-teste, com o escopo de averiguar possíveis mudanças nas percepções, valores e representações sobre famílias e um questionário aberto sobre a efetividade das condutas adotadas no processo de capacitação na visão dos sujeitos pesquisados. A previsão de encontros para este projeto é de 16 semanas. Temos como hipótese que a experiência estética propiciada pelo cinema possa promover a desconstrução de estereótipos de famílias e a (re) significação da prática docente, formando educadores/as mais sensíveis e compreensivos/as sobre a multiplicidade de famílias que permeiam nossa sociedade. (AU)

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Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
OLIVEIRA JÚNIOR, Isaias Batista de. Professores e famílias não convencionais: uma proposta de intervenção e formação pelas lentes do cinema. 2016. Tese de Doutorado - Universidade Estadual Paulista (Unesp). Faculdade de Ciências e Tecnologia. Presidente Prudente Presidente Prudente.