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Canto da Saudade (1952): o folclore e a visão de Brasil na obra de Humberto Mauro

Processo: 13/25538-3
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de julho de 2014
Data de Término da vigência: 29 de fevereiro de 2016
Área de conhecimento:Ciências Humanas - História - História do Brasil
Acordo de Cooperação: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)
Pesquisador responsável:Mariana Martins Villaça
Beneficiário:Sérgio César Júnior
Instituição Sede: Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (EFLCH). Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Campus Guarulhos. Guarulhos , SP, Brasil
Assunto(s):Cinema brasileiro   Folclore   Cultura popular   Identidade cultural   Identidade nacional   Cineastas   Brasileiros
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Cinema - Brasil - História - Séc | Humberto | Mauro | O Canto da Saudade | Xx | 1897-1983 | História e Cinema

Resumo

Esta pesquisa pretende analisar historicamente o longa-metragem Canto da saudade (1952), último filme dirigido pelo cineasta brasileiro Humberto Mauro (1897-1983), examinando seus aspectos estéticos e ideológicos. Buscamos compreender fundamentalmente, nessa obra que é uma das menos analisadas da filmografia de Humberto Mauro, o lugar do folclore e da cultura popular na perspectiva de construção de uma certa identidade brasileira, perspectiva também presente em outras obras do cineasta, como a série de curta-metragens Brasilianas. A partir do trabalho de decupagem do filme, da análise de fontes escritas e da bibliografia existente procuraremos identificar a relação entre essa obra e os debates institucionais e acadêmicos sobre o folclore brasileiro vigentes no período do pós-guerra, buscando assim, analisar historicamente as opções e os temas tratados por Humberto Mauro em Canto da Saudade. Com a finalidade de compreender o projeto do cineasta nesse filme, pretendemos identificar os motivos que o levaram a valorizar uma identidade brasileira essencialmente rural, considerando a relação do cineasta com órgãos federais e o Instituto Nacional de Cinema Educativo (INCE), bem como as discussões sobre o rumo da indústria cinematográfica brasileira nos anos 1950. (AU)

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