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As concepções de deficiência numa universidade pública: as implicações para a inclusão social

Processo: 14/16138-4
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Programa Capacitação - Treinamento Técnico
Data de Início da vigência: 01 de outubro de 2014
Data de Término da vigência: 30 de novembro de 2015
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Psicologia - Psicologia Social
Pesquisador responsável:Lúcia Pereira Leite
Beneficiário:Beatriz Marques de Mattos
Instituição Sede: Faculdade de Ciências (FC). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Bauru. Bauru , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:14/03811-2 - As concepções de deficiência numa universidade pública: as implicações para a inclusão social, AP.R
Assunto(s):Inclusão social   Pessoas com deficiência   Universidades
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Concepções | Escala | inclusão social | Pessoas com deficiência | Universidade | Psicologia Social - segmentos populacionais

Resumo

A universidade pública enquanto instituição social deve propagar ações inclusivas, dentre elas as destinadas às pessoas com deficiência. Entretanto, ao fazer parte de um modelo econômico que privilegia a produtividade e a perfeição, pode corroborar com a ideia de deficiência como incapacidade atrelada a uma situação de desvantagem. Atualmente, se constatam inúmeras conquistas em termos normativos, porém preceitos e ações excludentes são comuns nas relações e nos discursos da sociedade, de sorte na compaixão, na benevolência ou ainda embasados no assistencialismo, localizando a deficiência estritamente no organismo que a apresenta, desconsiderando a necessidade de ajustes e alterações no contexto sociocultural no atendimento às diferenças. Neste sentido, objetiva-se: refinar metodologicamente o instrumento de pesquisa - Escala de concepções de deficiência; analisar como professores, alunos e funcionários técnico-administrativos de uma universidade pública estadual significam temáticas relacionadas ao fenômeno da deficiência. Os dados serão coletados por meio da aplicação de um formulário eletrônico, de preenchimento voluntário, que será disponibilizado via sistema de informação em rede da própria universidade. Conhecer como a uma comunidade acadêmica se manifesta, diante de um conjunto de enunciados que apresentam concepções diferenciadas de deficiência, figura-se como uma proposta de investigação meritória, na medida em que irá fornecer indicadores perceptuais em relação a um segmento populacional expressivo numericamente, porém que ainda se encontra no entorno das esferas sociais, como no caso, das universidades públicas, principalmente em tempos políticas públicas afirmativas que adotam de medidas protetivas em respeito à diversidade humana. (AU)

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