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Relação entre línguas no espaço enunciativo das universidades brasileiras

Processo: 14/15789-1
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de outubro de 2014
Data de Término da vigência: 31 de março de 2016
Área de conhecimento:Linguística, Letras e Artes - Linguística - Teoria e Análise Lingüística
Pesquisador responsável:Carolina de Paula Machado
Beneficiário:Winnie Tathiane Dourado
Instituição Sede: Centro de Educação e Ciências Humanas (CECH). Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR). São Carlos , SP, Brasil
Assunto(s):Designação   Multilinguismo   Enunciação
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Designação | espaço de enunciação | História | Multilinguismo | político | Reescrituração | Semântica do Acontecimento

Resumo

Com base nos conceitos de Semântica do Acontecimento (GUIMARÃES, 2002), propomo-nos analisar como é dada a relação entre as línguas no espaço de enunciação do ensino superior através da perspectiva de alunos estrangeiros pertencentes a este meio. Mais precisamente, vamos tratar de que maneira a relação entre as línguas estrangeiras e os diferentes falares brasileiros se dão e são percebidos nesse espaço de enunciação do ensino superior de forma a constituir os falantes. Assim, perguntamos: como se dá a relação entre as línguas estrangeiras e a língua portuguesa? Partindo dessa questão, vamos analisar o modo como a "língua portuguesa" e outras línguas são designadas nesse espaço que é político. Trataremos das diferentes línguas e como elas se relacionam e são percebidas, dado que o estudo dessa relação entre línguas neste meio será a partir de um olhar semântico-enunciativo, que merece ser estudado considerando a atual política de abertura das universidades para o exterior. (AU)

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