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NavScales: navegando através de escalas no tempo, espaço e domínio do conhecimento

Processo: 14/21896-5
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de novembro de 2014
Vigência (Término): 30 de junho de 2015
Área do conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Ciência da Computação - Metodologia e Técnicas da Computação
Convênio/Acordo: Microsoft Research
Pesquisador responsável:Claudia Maria Bauzer Medeiros
Beneficiário:Larissa Akemi Araujo Toome
Instituição-sede: Instituto de Computação (IC). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Empresa:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Computação (IC)
Vinculado ao auxílio:11/52070-7 - NavScales: navegando através de escalas no espaço, tempo e domínios do conhecimento, AP.PITE
Assunto(s):Web semântica   Banco de dados

Resumo

A pesquisa em mudanças climáticas requer que sejam consideradas interações complexas em múltiplas escalas, que variam da granularidade micro (bactérias) até a macro (o planeta). Para que se possa explorar de forma adequada a evolução e interação de tais sistemas, grupos de pesquisa (e as várias disciplinas envolvidas) precisam considerar entidades diferentes de estudo, que são submetidas a dinâmicas específicas no espaço e no tempo. Isto apresenta um grande conjunto de novos desafios no gerenciamento de informação espaço-temporal, e na colaboração entre domínios do conhecimento. O objetivo deste projeto é atacar alguns desses desafios, propondo algoritmos e ferramentas de software que permitam a cientistas a ''navegação'' por dados em múltiplas escalas, e a ''navegação'' na literatura científica em vários domínios. Para isto, o projeto irá explorar soluções que envolvem conceitos associados com bancos de dados espaço-temporais e versionamento em bancos de dados, e também a Web Semântica, em especial ontologias e ''linked data''. Tendo em vista a grande gama de problemas a serem tratados, partiremos de soluções iniciais que estamos desenvolvendo na UNICAMP. Além dos mecanismos padrão de disseminação, iremos utilizar nosso projeto WebLectures para produzir e disseminar material didático associado, na Web. Resultados serão validados com dois estudos de caso, em agricultura e biodiversidade. A equipe componente (3 cientistas da computação, um biólogo, um engenheiro agrícola) já tem histórico de cooperação, com publicações conjuntas e co-orientação de alunos. (AU)